A noite fria e chuvosa desta 3ª feira quase adiou a realização da partida entre Avaí e América Mineiro, em Florianópolis, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Apesar de pouco mais de meia hora de atraso, nem o mau tempo e o transformador atingido por um raio nas imediações da Ressacada impediram a vitória do Leão, que entrou no G-4 da Série B.
Com a bola rolando o 1º tempo foi muito movimentado e as duas equipes buscando o gol. O Avaí tomou a iniciativa nas ações, mas o América de teve boas chances para marcar, uma na falha da defesa azurra, outra na cabeçada após o escanteio do lance seguinte, em duas defesas ótimas do goleiro Vagner, salvando o Leão.
E foi também na bola parada que o Avaí abriu o placar. Aos 25 minutos do 1º tempo, Marquinhos cobrou escanteio da esquerda e Diego Felipe cabeceou sem chance para Fernando Leal, 1 a 0. Marquinhos quase ampliou ainda no 1º tempo cobrando falta com força à meia altura.
No 2º tempo o América cresceu e partiu em busca do empate criando mais chances, mas o goleiro Vagner continuou fazendo grandes defesas. Mas aos 20 minutos o Avaí deu o golpe final, Ricardo Lopes recebeu em velocidade pela direita, se livrou da marcação e cruzou na medida para Willen tocar com categoria no canto esquerdo do goleiro, 2 a 0.
Com a vitória sobre o América Mineiro, o Avaí ganha duas posições na classificação, superando o próprio América e o coirmão Joinville, chegando aos 27 pontos, na 4ª colocação. O Joinville entrará em campo pela 16ª rodada na próxima 6ª feira (15) e pode recuperar a 4ª colocação caso vença a Ponte Preta, em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli. O Avaí volta a jogar pela Série B na próxima 3ª feira(19), diante da Portuguesa, no Canindé, em São Paulo.