Avaliação do VAR na primeira rodada do Catarinense Fort Atacadista 2026

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) promove na edição 2026 do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026 a utilização do sistema de árbitro de vídeo (VAR) em 100% dos jogos da competição. Com tecnologia da República Tcheca e certificada pela FIFA, a ferramenta foi utilizada nos seis jogos neste meio de semana da disputa.

A iniciativa da utilização da tecnologia é recente, o que pode gerar a necessidade de alguns ajustes pontuais. A expectativa é que para as próximas rodadas não se tenha mais problemas.

“O resultado foi positivo. Tivemos dificuldades apenas no jogo Santa Catarina e Camboriú, que ocorreu no primeiro tempo. Por problema técnico, a equipe de arbitragem de campo não teve contato com a sala do VAR. Joinville e Figueirense também teve dificuldades pontuais, mas sem representar prejuízo na condução do jogo. No restante das partidas a tecnologia funcionou de forma totalmente adequada, como já era esperado”, aponta o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Kleber Lúcio Gil.