Um dos símbolos mais tradicionais e característicos do ambiente do futebol está de volta para embelezar as arquibancadas dos estádios em Santa Catarina a partir do Campeonato Catarinense Série A 2019. Através de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol, o balançar das bandeiras com mastro está próximo de voltar a fazer parte do enredo das torcidas catarinenses.
Após encaminhar ofício no dia 25 de janeiro elucidando o pleito ao Comando Geral da Polícia Militar, em reunião no dia 1º de agosto, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Florianópolis, o comandante geral da Polícia Militar Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, consentiu o pedido da FCF, que atende o anseio das torcidas catarinenses pelo uso do tradicional adereço.
– Ofício FCF nº 10/2018
– Ofício FCF nº 58/2018
A Polícia Militar de Santa Catarina irá estudar ainda quais serão os critérios para utilização dos adereços, como especificação do material do mastro, identificação nominal do mastro e quantitativos condicionados à conduta dos torcedores.
Também participaram da reunião no Quartel do Comando Geral, o subcomandante e auditor do Tribunal Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, Cláudio Roberto Koglin, o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capella e o Diretor de Relações Institucionais da FCF, Carlos Fernando Crispim.
O Presidente da FCF comentou a iniciativa da Entidade. — Além de atender um pedido antigo das torcidas, entendemos que assim como o ritmo dos instrumentos musicais, as bandeiras com seu movimento fazem parte do espetáculo do futebol nas arquibancadas, é um fator motivacional para os torcedores. Acreditamos que é possível fazer uso racional das bandeiras, sempre com o intuito único de incentivar e apoiar o clube querido.