O futebol de Santa Catarina vai em busca de mais um título nacional para a sua história. O Barra FC enfrentará o Santa Cruz-PE na decisão do Campeonato Brasileiro da Série D. Os finalistas foram conhecidos neste sábado (21/09). O primeiro jogo da final ocorrerá na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), enquanto a partida do título será disputada na Arena Barra FC, em Itajaí. Em breve, a CBF divulgará a tabela da decisão.

O Barra FC foi o líder do grupo A8 na primeira fase da Série D, onde venceu oito jogos, empatou duas e foi derrotado em quatro jogos, conquistando 26 pontos. O Santa Cruz ficou na vice-liderança da chave A3, onde teve 27 pontos com oito vitórias, três empates e três derrotas. Na fase seguinte, o Pescador eliminou o Cascavel-PR com propriedade, vencendo os dois jogos num placar agregado de 4 a 0. Já a Cobra Coral precisou se superar. Após perder por 2 a 1 em Aracajú (SE), o Santa Cruz devolveu o placar e avançou nas penalidades.
Nas oitavas, a equipe de Balneário Camboriú continuou a fazer valer a força de sua Arena. A equipe levou um empate de Brasília (DF) e se classificou com uma vitória por 1 a 0 contra o Ceilândia-DF em casa. O time pernambucano precisou avançar novamente nos pênaltis, após empatar duas vezes contra o Altos-PI. A eliminatória do acesso reservou confrontos duros para as duas equipes. O Barra FC e o Cianorte-PR empataram em 0 a 0 na ida, com o Pescador vencendo na Arena por 1 a 0 com gol no último minuto. Já o Santa Cruz deixou o América-RN pelo caminho, derrotando o time do Rio Grande do Norte por 1 a 0 em Pernambuco e ficando em igualdade por 1 a 1 na volta.
Com o acesso garantido, o Barra FC teve um panorama diferente na semifinal, decidindo uma eliminatória fora de casa pela primeira vez. Apesar do novo desafio, a equipe de Balneário Camboriú se impôs e venceu os dois confrontos encerrando a semifinal com um placar agregado de 5 a 2. O Santa Cruz eliminou o Maranhão-MA em duelos muito equilibrados. O tricolor venceu fora de casa por 1 a 0 e confirmou a classificação com um empate sem gols na Arena Pernambuco.




