O futebol catarinense está em festa neste sábado (14) pela celebração do aniversário daquele que é o clube de futebol mais antigo de Santa Catarina, o Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque. Fundado em 14 de setembro de 1913, como grifa seu imponente escudo, surgiu com o nome de Sport Club Brusquense. Por ser o primeiro clube a praticar futebol oficialmente o CA Carlos Renaux ficou carinhosamente conhecido como “Vovô do Futebol Catarinense” ao longo das jornadas de glória.
Para satisfação da Federação Catarinense de Futebol e para alegria do torcedor amante do futebol catarinense, o “Vovô” celebra a passagem do aniversário de 105 anos de fundação em plena atividade. Bicampeão catarinense com títulos conquistados em 1950 e 1953, desde o dia 1º setembro o CA Carlos Renaux disputa o Campeonato Catarinense SICOOB Série C 2018. A competição tem por essência atender as ações de reativação de clubes para o cenário do futebol profissional e a edição de 2018 é ainda mais importante neste aspecto, com o ressurgimento do tradicional Clube Atlético Carlos Renaux.
O Clube Atlético Carlos Renaux
A partir de 1944, por decreto de lei federal, clubes e associações esportivas não poderiam possuir denominações relacionadas a países, estados, municípios e regiões em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Em 19 de março de 1944, o Sport Club Brusquense passou a ser denominado Clube Atlético Carlos Renaux, em homenagem ao empresário do ramo têxtil, Carlos Cid Renaux.
Constituído na cidade de Brusque, berço do desporto catarinense, o CA Carlos Renaux foi impulsionado pelo sucesso da indústria têxtil, manda seus jogos no Estádio Augusto Bauer, de sua propriedade, onde atingiu o ápice nas duas oportunidades em que ergueu a taça de campeão catarinense de futebol em 1950 e 1953.
Parabéns aos torcedores, diretores, atletas, colaboradores e patrocinadores do Clube Atlético Carlos Renaux pelo aniversário de 106 anos de tradição do querido “Vovô do Futebol Catarinense”!