A Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou o Conselho Técnico do Campeonato Catarinense da Série C nesta quarta-feira (05/06). A reunião, que tem o objetivo de definir a forma de disputa da competição e outros assuntos referentes ao campeonato, foi realizada na sede da FCF, localizada em Balneário Camboriú.
O início da Série C está marcado para o dia 08 de setembro. Cinco equipes confirmaram presença no campeonato: Fluminense (Joinville), Imbituba, Jaraguá (Jaraguá do Sul), Pedra Branca (Palhoça) e Porto (Porto União).
O Conselho Técnico foi conduzido pelo vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim. A reunião contou ainda com a presença do procurador jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capella, do diretor interino do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, e dos membros do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Junior e Maycon Morais.
Durante a primeira fase da competição, todas as equipes irão se enfrentar em sistema de turno e returno. A cada rodada uma equipe estará de folga. Ao fim desta fase, os dois clubes que obtiverem a maior pontuação estarão promovidos à Série B do Campeonato Catarinense. Esses dois times também disputarão a final da competição em jogos de ida e volta.
O presidente do Fluminense, Anelísio Machado, definiu que o clube pretende usar a base para buscar o acesso. “A gente tem essa alegria de mais um ano poder participar de uma competição estadual. E em 2024 a gente vem novamente dando espaço aos garotos, oportunidade para quem gosta de jogar futebol. Vamos formar uma equipe competitiva, porém, aproveitar muito da base. No ano passado eles não evoluíram tanto no profissional, mas acreditamos em um bom trabalho. Já está sendo montada toda a estrutura para fazer melhor que no ano passado”.
Já o presidente do Imbituba, Mauricio Daghetti, evidenciou que o clube estará focado em chegar à Série B. “A gente já vem há três anos, com o trabalho do Imbituba, sempre batendo na porta para subir para a Série B, que é o nosso sonho. Então vamos preparar bem a equipe, acho que esse é um ano propício, com cinco equipes participando do campeonato. E eu creio que é um ano em que a gente pode ter uma notícia bem bacana para o nosso clube”.
Para o presidente do Pedra Branca, André Luis Amorim, o clube vai procurar fazer uma melhor competição nesta temporada. “A nossa expectativa agora para 2024 é manter a base, que a gente tem desde 2021, e tentar o acesso. Neste ano a gente vem buscando algumas parcerias, algumas situações que vão nos propor uma situação de campo melhor do que os anos anteriores”.
Fotos: Fernando Ribeiro/FCF