O Conselho Técnico do Catarinense Fort Atacadista 2024 foi realizado na tarde desta quinta-feira (09/11) na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário. A competição, que reúne 12 clubes, terá início no dia 20 de janeiro.
Vão participar da competição: Avaí, Barra FC, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Internacional, Joinville, Marcílio Dias e Nação.
A mesa do encontro foi composta e dirigida pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti, e também contou com a presença do vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, pelo vice-presidente e diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, pelo Secretário Geral, Cláudio Gomes, e do procurador jurídico Rodrigo Capella.
A competição seguirá o mesmo formato em relação ao desta temporada. O Catarinense Fort Atacadista terá turno único, com os oito primeiros avançando para as quartas de final. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados para a Série B de 2025. A partir da segunda fase, os confrontos serão de ida e volta em formato olímpico. Em caso de igualdade nos confrontos, o desempate será em cobranças de pênalti. Campeão e vice asseguram vaga na Copa do Brasil de 2025. Os três primeiros colocados que não estiverem nas Séries A, B e C do Brasileiro, garantem vaga na Série D nacional em 2025.
A Recopa Catarinense 2024 foi confirmada para o dia 16 de janeiro no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma, campeão do Catarinense Fort Atacadista 2023, irá enfrentar na final o campeão da Copa Magic Bet 777 SC 2023, que está em andamento.
Participaram do conselho técnico representantes das 12 equipes que irão disputar o Estadual. O Barra FC foi representado por seu presidente, Bene Sobrinho. Outro presidente presente foi Darthanhan Oliveira, do Joinville. Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, também esteve na reunião. O mandatário Danilo Rezini representou o Brusque. O responsável pela Chapecoense na reunião foi o vice-presidente Alex Passos. Outro vice-presidente que esteve presente foi Tarcísio Guedin, do Marcílio Dias. O presidente do Internacional e da SCClubes, Christopher Nunes, também participou da reunião. José Tadeu Cruz, presidente do Figueirense, representou o seu clube. O Hercílio Luz foi representado por seu diretor de futebol, Felipe Gil. O mandatário do Nação, Tiago Reis, foi outro presidente que esteve no conselho. Já o representante do Avaí foi Júlio César Heerdt, presidente do clube. O Concórdia enviou Matheus Cardoso como representante.