Foto: Comunicação FCF.

Catarinense Série B 2020 terá bola rolando no dia 31 de maio

A reunião do conselho técnico que definiu as datas de realização do Campeonato Catarinense da Série B 2020 aconteceu na tarde desta 5ª feira (21), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. A diretoria da Entidade recebeu presidentes e representantes dos clubes que participarão da competição. Como determina o Estatuto de Defesa do Torcedor, a forma de disputa e o regulamento da competição serão os mesmos da edição de 2019 e não estiveram em discussão na reunião.

Foto: Comunicação FCF.

VEJA E BAIXE MAIS FOTOS DO CONSELHO TÉCNICO

 

O Catarinense Série B 2020 iniciará no dia 31 de maio e conhecerá seu campeão no dia 30 de agosto. A novidade será o acesso dos três primeiros colocados ao Catarinense Série A em 2021, conforme a decisão do Conselho Técnico do Catarinense Série A, realizada na tarde de ontem (20). O presidente da FCF, Rubens Angelotti, abriu os trabalhos do conselho técnico saudando os presentes e parabenizando o CN Almirante Barroso, atual campeão da competição e o Caçador Atlético Clube, campeão do Catarinense Série C de 2019 que ascende à competição em 2020, saudado pelo conselho técnico com salva de palmas.
 

Foto: Comunicação FCF.

Forma de disputa
A forma de disputa do Catarinense Série B 2020 segue com os clubes se enfrentando em duas fases, Inicial e Finais. A 1ª Fase – Inicial será no sistema de pontos corridos em 18 rodadas, turno e returno. A 2ª Fase – Finais será disputada em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, pelas duas melhores equipes da 1ª Fase, com a equipe 1ª colocada sendo mandante da partida de volta. Ao final da 1ª fase, a equipe 10ª colocada será rebaixada ao Catarinense Série C em 2021.

Compuseram a mesa dos trabalhos da reunião do conselho técnico, o presidente da FCF Rubens Renato Angelotti, o procurador jurídico, Rodrigo  Capella, o diretor de competições especiais, Carlos Fernando Crispim, José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais, o diretor do Depto. de Arbitragem, Marco Antônio Martins, o presidente do TJD/Fut-SC Rodrigo Titericz e o tenente-coronel Sandro Cardoso Costa, da Polícia Militar. Além dos clubes membros do conselho técnico, também participou da reunião o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Santa Catarina – SAPFESC, Marcelo Alexandre da Silva Cruz.

Carlos Fernando Crispim, diretor de Competições Especiais da FCF.
Foto: Comunicação FCF.

O diretor do Departamento de Competições Especiais, Carlos Crispim falou sobre as definições do conselho técnico. “Como a forma de disputa não estava em discussão, acertamos as outras questões do regulamento e a grande a novidade é o acesso de três clubes para 2021. Temos o Manual de Infraestrutura de estádios e além da conquista do acesso em campo os clubes que ascenderem para Série A precisam cumprir as exigências do nosso manual, caso contrário sofrerão as penalidades previstas no regulamento, a impossibilidade de participar da Série A e o rebaixamento para a Série C”.

Inscrições
Cada clubes poderá inscrever até 35 atletas para disputa do Catarinense Série B 2019. O prazo final para inscrições é o dia 24 de julho, um dia útil antes da realização da 2ª rodada do returno.

Laudos técnicos dos estádios e Manual de Infraestrutura
Também foram debatidas expostas aos membros do conselho técnico as questões relacionadas aos laudos técnicos. Os clubes terão até o dia 31 de janeiro de 2020 para encaminhar os laudos técnicos de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Engenharia, para que a Polícia Militar agende as vitorias.

Três clubes que subirem para Série A em 2021 deverão cumprir o Manual de Infraestrutura de Estádios
Foto: Comunicação FCF.

Crispim reiterou ainda aos membros do conselho a importância do cumprimento do Manual de Infraestrutura de Estádios instituído pela FCF em 2017 e que prevê o aperfeiçoamento gradativo da infraestrutura dos estádios em Santa Catarina. O principal aspecto a ser cumprido pelos clubes para 2020 é a padronização dos gramados. Todos deverão ter superfície com declividade para as laterais, utilizar um único tipo de grama, dimensões 68 metros de largura por 105 metros de comprimento, irrigação manual ou sistema e drenagem.

Categorias de base
Os membros do conselho técnico do Catarinense Série B 2020 decidiram pela manutenção da categoria sub-17 como a categoria vinculada à participação profissional das equipes na competição. A forma de disputa do Catarinense Sub-17 Série B 2020 será a mesma da edição de 2019, iniciando no dia 07 de março e encerrando no dia 23 de maio.

Forma de disputa Sub-17
O Campeonato Catarinense Sub-17 Série B 2020 terá três fases: Turno Único, Semifinal e Final. Na 1ª fase, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si em jogos de ida. Os quatro melhores colocados estarão classificados às semifinais. A 2ª fase, semifinal e a 3ª fase, final, serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, sendo que nas semifinais serão duas partidas, ida e volta, e grande final em partida única, com mando de campo da equipe melhor classificadas na 1ª fase.

A 3ª fase será disputada em partida final única e terá como mandante a equipe que obtiver mais pontos na soma das duas primeiras fases. A equipe que vencer ficará com o título, caso haja empate, a decisão será através da cobrança de pênaltis.