As competições das categorias de base do futebol catarinense vão tomando forma ao logo da temporada com a realização das reuniões de conselho técnico. Na tarde desta 3ª feira (22), a diretoria de Competições Especiais da FCF recebeu na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, os presidentes e representantes dos clubes do Campeonato Catarinense Série B para a reunião do conselho técnico do Catarinense Série B Sub-17. A competição iniciará no dia 16 de março e conhecerá seu campeão no dia 25 de maio.
O superintendente da FCF, Lédio D´Altoé, representou o presidente Rubens Angelotti, abriu os trabalhos cumprimentando a todos e agradecendo a presença. Em seguida o diretor de Competições Especiais da FCF, Carlos Fernando Crispim, apresentou a competição com auxílio de José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais.
O Departamento de Competições Especiais da FCF propôs aos clubes a manutenção da forma de disputa da competição para 2019 em três: 1ª Fase – Inicial, 2ª Fase Semifinais e 3ª Fase Final. Por sugestão do representante legal do Barra FC, Bene Sobrinho, o Catarinense Série B Sub-17 terá a semifinal e final disputadas em jogo único.
Como a competição envolve nove clubes sediados em cidades com grandes distâncias entre as mesmas, sempre com intuito de diminuir custos com viagens e hospedagens aos filiados, a FCF irá confeccionar uma tabela direcionada.
“Vamos seguir auxiliando nossos filiados ao máximo, a Federação irá subsidiar o custo das arbitragens do Catarinense Série B Sub-17 e irá fornecer também as bolas para competição. Confeccionaremos uma tabela levando em consideração a logística dos clubes em função das distantes, como por exemplo os clubes do Oeste realizando dois jogos seguidos em regiões distantes, como o Litoral e Sul”, esclareceu o diretor de competições especiais Carlos Crispim.
Síntese forma de disputa
O Campeonato Catarinense Série B Sub17 2019 terá três fases: Turno Único, Semifinal e Final. Na 1ª fase, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si em jogos de ida. Os quatro melhores colocados estarão classificados às semifinais.
A 2ª fase, semifinal e a 3ª fase, final, serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, em partida única, com mando de campo das duas equipes melhor classificadas na 1ª fase.
A 3ª fase será disputada em partida final única e terá como mandante a equipe que obtiver mais pontos na soma das duas primeiras fases. A equipe que vencer ficará com o título, caso haja empate, a decisão será através da cobrança de pênaltis.