Catarinense Série C 2016 terá sete clubes

Mais uma competição do calendário do futebol catarinense foi definida na tarde desta 3ª feira (22), é o Campeonato Catarinense da Série C 2016. A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol esteve reunida na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, com presidentes e representantes dos clubes interessados em participar do Catarinense Série C, que é o primeiro degrau para equipes profissionais em Santa Catarina e terá novidades.
IMG_4183_web_600
– BAIXE A FOTO EM ALTA RESOLUÇÃO
A FCF propôs e após o consentimento dos clubes, o Catarinense Série C 2016 será uma competição sub-23, para atletas até 23 anos. Porém, cada clube poderá inscrever, até, três atletas com idade superior. O Catarinense Série C 2016 iniciará no dia 12 de junho e terminará no dia 25 de setembro.

Na reunião prévia realizada no início do mês, dez clubes haviam manifestado interesse em disputar o Catarinense Série C 2016, mas apenas sete clubes conseguiram viabilizar ou regularizar suas situações de profissionalização, ou, débitos junto à FCF e ao Tribunal de Justiça Desportiva e ingressarão na competição, confira:
Curitibanos
Fluminense
Maga
Santa Catarina
Imbituba
Próspera
Clube Atlético Itajaí

O Presidente da FCF, Dr. Defim Pádua Peixoto Filho, comandou a reunião, que teve ainda na mesa diretiva dos trabalhos, o Gerente do Departamento de Competições Fábio Nogueira, o Procurador Jurídico Rodrigo Capella e o Diretor da SC Clubes, Carlos Fernando Crispim.

Forma de disputa
Com a definição do número de participantes e a coincidente repetição do número de clubes que enceraram a edição de 2015 do Catarinense Série C, sete clubes, por força da Lei 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, a forma de disputa não pode ser alterada.

O Catarinense Série C 2016 será disputado em pontos corridos, turno e returno, com as duas equipes mais bem classificadas disputando o título em dois jogos, confronto eliminatório. A equipe com melhor campanha será mandante da segunda partida, a finalíssima. Apenas o campeão do Catarinense Série C ascenderá à Série B em 2017.

Laudos técnicos
Os clubes que disputarão o Catarinense Série C 2016 precisam enviar os laudos técnicos dos estádios com antecedência de 45 dias para a Federação Catarinense de Futebol.

Categorias de base
Também na tarde desta 3ª feira (22) foram definidas as competições das categorias de base do Catarinense Série C. Diferente das Séries A e B, o Catarinense Série C tem as categorias sub-20 e sub-17 vinculadas à participação na categoria profissional. As competições terão a mesma forma de disputa para diminuir custos, os sete clubes se enfrentarão em turno único e os dois primeiros colocados decidirão o título da respectiva categoria em jogo único. O clube de melhor campanha será mandate do partida final.