A emoção do Catarinense Sicoob foi até o último minuto de cada jogo. Estabelecer o local de uma das partidas da semifinal, apontar o quarto integrante da segunda fase e definir os rebaixados, foram fatores que mantiveram os torcedores atentos à cada lance até o final das partidas. Uma semifinal tinha local certo: a Ressacada. Faltava saber quem enfrentaria o Avaí, como quarto colocado. E deu o Criciúma, que venceu em Tubarão e ficou na frente do Marcílio Dias no número de vitórias (8×7). Beneficiado pela vitória do Avaí em Chapecó, bastava ao Figueirense empatar com o Marcílio Dias para jogar no Scarpelli a outra fase. Mas o alvinegro perdeu em casa e jogará na Arena Condá em Chapecó.
Na definição do rebaixamento a luta também foi incessante. Hercílio Luz e Metropolitano começaram a rodada nas duas últimas posições e assim terminaram o campeonato. Apesar de ter vencido seu jogo contra o Brusque, o Metropolitano não alcançou o Tubarão que também venceu, em Joinville. Já o Hercílio Luz perdeu em casa para o Criciúma e termina o campeonato na última posição. Metropolitano e Hercílio Luz vão disputar a série B em 2020.
Chapecoense 1 x 2 Avaí
Líder isolado da competição, o Avaí ratificou sua superioridade vencendo a Chapecoense por 2 a 1 em plena Arena Condá.
A vantagem azurra começou aos 37 minutos do primeiro tempo, com gol de Gabriel Lima. Aos 30 do segundo, Diego Torres empatou para a Chape, mas aos 42, Nuno oficializou a vitória do Avaí por 2 x 1.
Na semifinal o Avaí recebe o Criciúma, no domingo (14) às 16 horas no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada) em Florianópolis.
Figueirense 0 x 1 Marcílio Dias
Considerado o time sensação do campeonato, o Marcílio Dias venceu o Figueirense por um a zero no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O gol do marinheiro foi de Giba, aos 29 do primeiro tempo. Mesmo com a vitória, o Marcílio ficou fora da segunda fase, perdendo a quarta vaga para o Criciúma, no número de vitórias (8×7).
O próximo jogo do Figueirense será domingo (14), às 16 horas, contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó.
Hercílio Luz 0 x 1 Criciúma
Na cidade de Tubarão, foi definido o último classificado para a semifinal e um dos rebaixados. E o gol de Derlan, aos 45 minutos do segundo tempo, colocou o Criciúma na segunda fase do Catarinense Sicoob e sacramentou o rebaixamento do centenário Leão do Sul.
O Criciúma volta a jogar no domingo (14) às 16 horas, enfrentando o Avaí na Ressacada, em Florianópolis.
Joinville 0 x 1 Tubarão
Precisando vencer para eliminar a possibilidade de rebaixamento, o Tubarão cumpriu o seu papel e derrotou o Joinville por 1 a 0, na Arena Joinville, com gol de Edú, aos 12 minutos de jogo.
Metropolitano 2 x 1 Brusque
Vencer a sua partida e torcer para o Joinville derrotar o Tubarão, era a esperança do Metropolitano para não ser rebaixado. O Metrô cumpriu o seu dever e ganhou por 2 a 1, mesmo com o adversário saindo na frente aos 11 minutos do segundo tempo, com o gol de Airton. Aos 33, Júnior Pirambu empatou para o Metropolitano, que chegou à vitória aos 35, com Trípodi.
A equipe blumenauense faz companhia ao Hercílio Luz no rebaixamento para a Série B catarinense.
Classificação
- allowtransparency="true"