Foi realizado na tarde desta terça-feira (23/04) o Conselho Técnico entre os participantes do Catarinense Sub-21 C. Representantes de equipes que vão participar do campeonato estiveram reunidos na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. A competição terá início no dia 15 de junho.
Firmaram o compromisso de participar do Catarinense as equipes do Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama; Caçadorense, de Caçador; Fluminense, de Joinville; Imbituba; Jaraguá, de Jaraguá do Sul; Manchister, de Imbituba; Pedra Branca, de Palhoça; e Porto, de Porto União.
Na primeira fase as equipes irão se enfrentar em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores colocados irão avançar para as semifinais. As partidas eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado das partidas, a decisão dos classificados será nos pênaltis.
Para confirmar a presença na competição, as equipes precisam obter a Licença B até o dia 07 de junho. Os clubes devem seguir uma série de exigências que serão vistoriadas pela FCF.
O presidente do Fluminense, Anelísio Machado, ressaltou a importância da competição para o Fluminense. “Nós tivemos a felicidade ano passado de montar um bom time e acabamos levando o título dessa categoria de base. Esse ano a gente está estruturando um trabalho pensando no profissional. No ano passado, a gente utilizou seis da categoria de base como titulares. Esse é o objetivo, dar oportunidade, enxergar os garotos que podem virar profissionais. E esse ano não vai ser diferente, vamos trabalhar do mesmo jeito, dando oportunidade aos garotos para que a gente possa ter um corpo um pouquinho mais forte para o profissional”.
Para o presidente do Porto, Israel Trancoso, o objetivo do campeonato é estruturar a equipe profissional. ”Nossas expectativas são as melhores possíveis. A gente já está treinando alguns atletas já há dois meses para essa competição, já pensando na melhor forma de trazer alguns jogadores para a equipe profissional. A gente está representando o Planalto Norte Catarinense. Então, esse ano a gente está com uma estrutura e um pensamento positivo para dar um presente para a nossa região, que é o acesso para a segunda divisão”.
Para Giovani Nunes, diretor de esportes do Atlético Hermann Aichinger, o torneio tem como objetivo ser parte do planejamento para a equipe voltar ao profissionalismo. “O Atlético está tentando voltar ao cenário profissional desde 2015, quando pediu licença. Então participamos dessa reunião visando a participação na Série C. Voltar ao futebol profissional é muito bom. Estamos viabilizando ainda a parte financeira para que isso se concretize”.