Catarinense Sub-21 terá início no dia 5 de abril

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) promoveu o Conselho Técnico para a disputa do Campeonato Catarinense Sub-21 com clubes das Séries B e C. A reunião, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (05/02), formalizou e definiu os detalhes do regulamento da competição. Ao todo, nove equipes estiveram no conselho e decidiram a data base de 05 de abril para o início do campeonato. A previsão é que o Estadual seja encerrado no dia 31 de maio. A reunião foi realizada na sede da FCF, em Balneário Camboriú.

Estiveram reunidos no Conselho Técnico representantes do Caçador, Carlos Renaux, Fluminense, Guarani, Imbituba, Jaraguá, Juventus, Porto e Tubarão. A primeira fase do Catarinense Sub-21 será disputada em turno único, com as equipes se enfrentando no formato de pontos corridos. Os quatro melhores classificados irão avançar para a semifinal. A fase eliminatória do campeonato ocorrerá com jogos de ida e volta e, em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, foi representado pelo diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim, que comandou a reunião. Compuseram também a mesa do conselho técnico o procurador jurídico da entidade, Rodrigo Goeldner Capella; Cláudia Teixeira do Departamento de Registro e Transferência; e os assessores do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Junior, Rodrigo Nunes e Maycon Morais.

O treinador do Caçador, Donizete, ressaltou sobre como a equipe chega para a disputa do Catarinense Sub-21. “A nossa preparação já iniciou no dia 20 de janeiro. A gente fez duas semanas de avaliações com os meninos e, na segunda-feira, a gente já iniciou com o grupo fechado. Começamos a pré-temporada já pensando na competição. Sabemos que é uma competição importante. No passado a gente conseguiu ali no Sub-21 C ser campeão, e mantemos o elenco esse ano. A expectativa é boa, queremos chegar novamente nas finais, até porque boa parte desses meninos vão ser utilizados na equipe profissional lá em setembro”.

O diretor-executivo de futebol do Tubarão, Felipe Gil, comentou sobre a participação do clube no campeonato. “O conselho foi extremamente agradável. Contemplou o que a maioria dos clubes estavam pleiteando e querendo, que é uma competição com jogos importantes e com uma fórmula de disputa bacana. A nossa expectativa é poder tentar criar uma equipe onde a gente consiga ter alguns atletas remanescentes para permanecer no profissional, que é o grande objetivo hoje do clube. Queremos formar uma boa equipe sub-21 para tentar ter o maior número de atletas no profissional para poder dar mais minutagem para eles”.

O executivo de futebol do Juventus, Tiago Borges, apontou sobre a importância do Catarinense Sub-21. “Em primeiro lugar, a gente tem que agradecer a Federação por manter essa competição, que é importante. Principalmente para os clubes que não têm um recurso elevado para contratações e você pode, antes desse início da Série B, testar atletas que têm já 21 anos ou que estão saindo de grandes clubes e proporciona que nós possamos avaliar eles um pouco mais e verificar se a gente consegue manter esses meninos no nosso elenco para a Série B profissional”.

Fotos: Deivid dos Anjos/FCF