Catarinenses na Copa São Paulo!

Uma das competições mais importantes do calendário brasileiro sub-20 tem início hoje (2), em mais uma grande oportunidade para quatro clubes catarinenses. Chapecoense (campeã), Avaí, (vice), Criciúma, terceiro colocado e Joinville, quarto colocado no estadual da categoria, representarão o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, tradicional torneio de base que se caracterizou por revelar estrelas de porte mundial, abastecer elencos profissionais e dar chance para muitas equipes se destacarem nacionalmente.

É a 51ª edição do campeonato que foi criado em 1969 pela Secretaria de Bem Estar Social e do Departamento Municipal de Esportes de São Paulo e é desde 1988 organizado pela Federação Paulista de Futebol. Ficou marcada por ser uma Copa democrática – serão 127 participantes de todos os Estados do país e no total 21 times já se sagraram campeões.

Título catarinense 

Entre eles está o Figueirense, que levantou a taça em 2008 sob o comando do treinador Rogério Micale – que depois conquistou o ouro olímpico com a seleção brasileira, em 2016. Naquela ocasião, o Furacão superou gigantes como o Palmeiras e o São Paulo antes de derrotar o Rio Branco na decisão e trazer esse troféu para Santa Catarina.

Micale foi homenageado em 2016 pela conquista de 2008 (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)

Revelações do Estado

O lateral William Matheus era titular e posteriormente deu grandes saltos na carreira, atuando por Bahia, Vasco, Goiás, Palmeiras, Toulouse-FRA, Fluminense e Coritiba. Um ano depois, em 2009, também pelo Figueirense o destaque foi Roberto Firmino, atualmente atacante do Liverpool-ING e da seleção brasileira. Éder, nascido em Lauro Muller e naturalizado italiano, jogou a Copinha pelo Criciúma antes de chegar ao posto de atacante da Internazionale de Milão e da Seleção da Itália.

Clayton (Vasco) e Róger Guedes (Shandong Luneng-CHI) são outros exemplos de jogadores que brilharam por equipes catarinenses na competição – Figueirense e Criciúma, respectivamente – e alavancaram trajetórias de sucesso. Por esses e outros motivos a Copa São Paulo atrai muitos olheiros e torcedores que querem descobrir os novos talentos do futebol brasileiro e conhecer histórias cativantes deste torneio democrático.

Onde assistir?

Você pode acompanhar todos os jogos do campeonato nas transmissões do Grupo Globo, Facebook, Mycujoo, Rede Vida e TV Cultura. 

O Avaí é um dos 4 catarinenses que vão ao campo na sexta-feira (Foto: Alceu Atherino/Avaí FC)

Regulamento 

São 32 grupos com os dois melhores de cada um avançando ao mata-mata, que ainda terá duas fases antes das oitavas de final. A decisão está marcada para o dia 25 de janeiro, no Pacaembu. Confira as chaves dos clubes de Santa Catarina e seus jogos na primeira rodada:

  • Grupo 10: Joinville, Mirassol, Nova Iguaçu-RJ, Linhares FC-ES
  • Grupo 20: Criciúma, Jaguariúna, Náutico-PE, Santo André-SP
  • Grupo 22: Chapecoense, Suzano, União ABC-MS, São Raimundo-RR
  • Grupo 26: Avaí, Mauá, Cena-MS, Atlético-CE

Catarinenses jogam amanhã

Os quatro representantes do Estado iniciam a disputa da Copa São Paulo nesta sexta-feira (03). Três deles no mesmo horário (15h15): Criciúma x Náutico-PE, Chapecoense x União ABC-MS e Avaí x Cena-MS, todos com transmissão pelo MyCujoo.

A participação catarinense na primeira rodada termina às 20h00, com Joinville x Nova Iguaçu-RJ, também com transmissão do MyCujoo.