O CD tem o objetivo de fazer o futebol ir além da prática esportiva. Mauro Molina/CBF

CD é inaugurado com festa entre crianças da região no projeto Gol do Brasil

Após o encerramento da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol (CD) de Santa Catarina, a festa tomou conta do campo recém aberto para o prosseguimento das atividades. Em uma ação do projeto Gol do Brasil, foi realizado um festival de futebol para celebrar o novo espaço para a prática esportiva. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/08) e contou com a participação de mais de 100 crianças, que estudam em escolas e integram projetos sociais de Balneário Camboriú e região.

O novo Centro de Desenvolvimento fica localizado na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho – ao lado da sede da FCF – no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, e pretende ser um propulsor no fomento do futebol local e de todo Estado. Durante o festival, as crianças foram presenteadas com mini bolas, uniformes e lanche. As vestimentas se baseiam no uniforme da Seleção Masculina Principal, reforçando o vínculo com a Amarelinha.

A criançada vestindo a Amarelinha. JEfferson Sodré/FCF

As atividades foram coordenadas por instrutores voluntários, entre treinadores, professores e acadêmicos de educação física. As crianças participaram de um circuito de brincadeiras e pequenos jogos de bola, inspirados na cultura do futebol de rua.

O professor de educação e coordenador do Gol do Brasil em Balneário Camboriú, Fernando Pereira, ressaltou a importância do envolvimento das crianças nesse momento. “Quando a gente começou a comentar e falar com as crianças que ia ter esse evento, a gente já via ali os olhinhos deles brilharem. A grande maioria já se mostrou interessada e, quando eles olham a camisa amarela, para crianças é muito atrativo. A bolinha que eles ganharam, eu nem comentei muito antes porque eles são muito ansiosos. Mas pelo ambiente muito semelhante da Seleção Brasileira, do campo novo, a criança gosta muito”.

PROJETO GOL DO BRASIL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Estabelecido em 2019 por meio do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, o Gol do Brasil tem a missão de promover cidadania e educação por meio do futebol, abordando temas sociais importantes como ética, cidadania, fair play, salvaguarda e o ensino das dez habilidades de vida preconizadas pela ONU, além de fomentar a inclusão social, combater a violência e o racismo, a fim de contribuir para um ambiente cada vez mais livre de qualquer forma de discriminação.

O Polo de Treinamento de Balneário Camboriú ocorre, atualmente, no Campo do Bairro Vila Real e conta com atividades semanais. São atendidas em torno de 100 crianças na unidade que, para ingressarem no projeto, são cadastradas por meio do aplicativo do Gol do Brasil e precisam apresentar um atestado médico para a aptidão física.

Inaugurando o campo com a bola rolando. Mauro Molina/CBF

“Esse projeto tem sido de muita valia aqui para Balneário Camboriú. Traz uma organização muito boa. A gente tem um suporte digital dado pela CBF por meio de uma linha direta com eles. Espero que a CBF possa ampliar ainda mais essa iniciativa”, ressalta Fernando.

Fernando vê, com a inauguração do CD, uma oportunidade de ampliar e agregar mais crianças ao Gol do Brasil. Situado em uma localidade populosa de Balneário Camboriú, o bairro dos Municípios, o campo pode trazer um impacto ainda maior à comunidade por meio do futebol. “Esse é o tipo de estrutura que é ideal para o professor que estuda, trabalha e precisa de uma ferramenta para colocar tudo isso em prática. Temos um espaço de excelência aqui na parte do prédio, estrutura física, vestiários. Isso nos dá conforto para poder trabalhar e aplicar nossas ideias”.

Crianças aproveitam a inauguração para tietar o tetracampeão Bebeto. Jefferson Sodré/FCF