Centenário do Humaitá

A fundação da Sociedade Recreativa Humaitá (até a década de 1950 chamava-se Humaitá Futebol Clube) ocorreu no dia 19 de março de 1919. As cores adotadas foram azul e branca. O estádio do clube é denominado Aderbal Ramos da Silva.

Uma das primeiras fotos do Humaitá em 1931, no amistoso disputado no estádio Adolpho Konder, em Florianópolis. Foto: Arquivo O Trentino

Os 11 fundadores do Humaitá foram: Francisco Prada, Francisco Cadorin, Ferdinando Cadorin, Francisco Mazzola, João Gulini, Nicolau Bado, Fernando Facchini, Vicente Poli, Afonso Poli, José Pereira Soares e Romeu Boiteux Piazza.

O nome Humaitá é uma homenagem a uma das batalhas da Guerra do Paraguai. Havia uma fortaleza com este nome que servia para a defesa da cidade de Assunção, capital do país. O time azul e branco de Nova Trento possui os títulos de campeão da Liga Brusquense de 1966 e 1986.

No próximo dia 23, o Humaitá fará um amistoso com o Carlos Renaux, no estádio Aderbal Ramos da Silva. Como o time trentino sem inativo, a equipe que enfrentará o tricolor brusquense será formado por atletas convidados.