Muita festa durante a inauguração. Jefferson Sodré/FCF

Centro de Desenvolvimento de Santa Catarina é entregue com grande evento em Balneário Camboriú

O futebol catarinense agora tem um pedaço da Copa do Mundo realizada no Brasil para chamar de seu. O Centro de Desenvolvimento do Futebol (CD) de Santa Catarina foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (15/08) com muita festa, emoção e alegria em Balneário Camboriú. O evento, organizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Catarinense de Futebol (FCF), marcou o início dos trabalhos de um espaço que promete ser um ponto de encontro e fomento ao esporte no Estado.

A inauguração do CD, que fica localizado na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho – ao lado da sede da FCF – no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, teve presenças relevantes. Compareceu ao evento o presidente da CBF, Samir Xaud; o presidente da FCF e vice-presidente da CBF, Rubens Angelotti; a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; e o representante da FIFA, Javier González. Outras presenças ilustres foram dos tetracampeões na Copa do Mundo em 1994: Bebeto, Branco e Márcio Santos.

“É uma alegria estar aqui hoje para entregar essa ferramenta para a sociedade catarinense. É um Centro de Desenvolvimento do Futebol, um projeto que estava parado há muito tempo dentro da CBF. Foi uma determinação dessa nova gestão, assim que entramos, destravar o tudo que estava parado lá dentro. Já é o quarto CD que estamos entregando em menos de 90 dias. Isso será de extrema importância para o futebol catarinense e para a comunidade de Balneário Camboriú”, ressalta o presidente da CBF, Samir Xaud.

O descerramento da placa marcou a inauguração oficial do CD. Jefferson Sodré/FCF

A lista de autoridades também contou com presidentes e representantes de clubes, ligas amadoras e federações estaduais, além de vereadores, deputados e secretários municipais e estaduais. A imprensa local também prestigiou as festividades. O evento contou com um discurso emocionante do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, que foi transmitido em um telão. Também fizeram uso da palavra Samir Xaud, Rubens Angelotti e Juliana Pavan.

“Esse espaço é mais do que apenas um campo de futebol, é um lugar onde sonhos podem ser construídos, amizades podem ser feitas e valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito podem ser aprendidos. Sonhamos que com esse espaço aqui disponível possamos promover o crescimento desenvolvimento ainda maior do futebol de Santa Catarina. E, quem sabe, formar meninas e meninos que possam brilhar nos campos pelo mundo afora”, define o presidente da FCF, Rubens Angelotti.

Um dos atrativos do evento foi a realização de um festival de futebol, que ocorreu após o fim da cerimônia de abertura do CD. Estiveram em campo mais de 100 crianças de Balneário Camboriú e região que foram prestigiados por pais e familiares que compareceram em bom número e deram vida à arquibancada. Os pequenos também prestigiaram a inauguração, sendo citados como um dos maiores beneficiados do projeto, e participaram da foto oficial do evento.

O evento foi prestigiado por autoridades locais, estaduais e nacionais. Jefferson Sodré/FCF

Entre outras autoridades presentes estiveram os vice-presidentes da CBF, Gustavo Dias, Flávio Zveiter, o secretário geral da CBF, Alcino Reis, o diretor comercial e de marketing da CBF, Claudio Gomes, o diretor de seleções, Gustavo Feijó, a diretora de infraestrutura e patrimônio da CBF, Catherine Veloso, o presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Freitas, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, o secretário geral da Federação do Estado do Rio de Janeiro, Léo Ferraz. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello foi representado no evento pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, o deputado estadual Carlos Humberto, representou no ato o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan. Também marcaram presença Francisco Schertel e Rafael Carvalho do IGP.

“Para mim é de muita alegria participar deste grande evento. Para a FIFA é uma grande honra poder acompanhar a Federação Catarinense e a CBF, presenciar a inauguração do CD aqui em Balneário Camboriú. Nós falávamos que o verdadeiro legado começa hoje, criando oportunidades para meninos e meninas aqui do Estado. A gente gostaria de parabenizar o presidente Rubens e o presidente Samir por esse grande trabalho feito. Estamos muito felizes e contentes que esse projeto, hoje, seja uma realidade”, comenta Javier, o representante da FIFA.

Javier ao lado da prefeita Juliana Pavan. Mauro Molina/CBF

O CD E O LEGADO DA COPA

O Centro de Desenvolvimento do Futebol faz parte de um projeto da FIFA, que criou o Fundo de Legado da Copa de 2014, que é administrado pela CBF. O local será gerido e 100% custeado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), que arcará com a manutenção do espaço. A Prefeitura de Balneário Camboriú participou da implementação do CD com a doação do terreno em que a estrutura foi construída.

O objetivo da FIFA com o Fundo de Legado da Copa de 2014 foi a construção dos CDs nos 15 Estados que não receberam jogos do Mundial. O projeto visa estimular e maximizar o desenvolvimento do futebol nessas localidades.

A estrutura do CD promete movimentar a comunidade esportiva de Balneário Camboriú e região. Deivid dos Anjos/FCF

O CD de Santa Catarina terá duas frentes de uso. O local receberá ações da FCF como cursos, capacitações e treinamentos voltados a clubes e a arbitragem, além de partidas e campeonatos amadores e de base. Além disso, o espaço estará disponível para a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú que poderá promover escolinhas, campeonatos e demais ações no local. As atividades buscam gerar impacto esportivo, social e econômico.

Local será um símbolo da Copa do Mundo de 2014 em Balneário Camboriú. Deivid dos Anjos/FCF

O CD de Santa Catarina conta com campo de gramado sintético, dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros equipamentos.