A Associação Chapecoense de Futebol celebra 51 anos nesta sexta-feira. O clube, nascido em Chapecó, foi fundado no dia 10 de maio de 1973. A equipe, que leva as cores verde e branca, manda seus jogos na Arena Condá.
Atualmente a Chapecoense disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e está invicta na competição. A equipe do Oeste Catarinense também participou do Campeonato Catarinense em 2024. O Verdão, como é carinhosamente chamado, ficou na nona colocação.
Os primeiros passos do clube surgiram da vontade de desportivas da região em contar com um clube profissional na região. Antes do nascimento da Chapecoense, haviam muitas equipes amadoras presentes na região. Destaca-se a participação de Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto e Altair Zanella, representantes do Clube Independente; e Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó. Tais figuras foram fundamentais para o início da nova entidade.
As conversas evoluíram rapidamente. Após consultas junto a população e ao empresariado local, tomou-se a atitude de fundar oficialmente a Associação Chapecoense de Futebol. Lotário Immich foi o primeiro presidente do clube.
Durante a sua rica história, a Chapecoense passou por uma grande tragédia, marcando um momento bastante triste do esporte mundial. A delegação do clube que se deslocava para a decisão da Copa Sul-Americana, em 2016, sofreu um grave acidente de avião. Faleceram 71 pessoas no acidente. Entre dirigentes, atletas e membros da imprensa, a queda do avião também tirou a vida do ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho.
A Conmebol confirmou o título da Copa Sul-Americana em 2016 para a Chapecoense, que é a maior conquista do futebol de Santa Catarina. Em 2020, o clube foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os títulos do Campeonato Catarinense da Série A, o clube venceu sete vezes, sendo que a última delas foi em 2020.
“Para nós, que acima de tudo somos torcedores e que, enquanto diretores, trabalhamos de forma abnegada e incansável pela Chapecoense, ver o clube chegar à marca de 51 anos com estabilidade, saúde financeira e boas perspectivas dentro de campo é motivo de muito orgulho. Os nossos esforços serão sempre com esse objetivo: o crescimento do clube. Porque se a Chapecoense vai bem, toda a cidade vai bem, a comunidade vai bem. Desde o início da nossa gestão, esse é o nosso lema: vida longa à Chape!”, ressalta o presidente da Chapecoense, Alex Passos.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Associação Chapecoense de Futebol pela data e deseja sucesso.