A tristeza pela tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol em novembro passado, inegavelmente ainda comove os amantes do futebol Mundo afora e promove reiteradas homenagens. O futebol catarinense e a história da Federação Catarinense de Futebol estarão eternamente marcados neste episódio doloroso, que vitimou entre as 71 pessoas o Ex-Presidente da Entidade, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho.
Nesta 2ª feira (07) teremos mais uma oportunidade para homenagear as vítimas num evento histórico. Em razão do acidente, a Associação Chapecoense de Futebol foi convidada para enfrentar o Futbol Club Barcelona, no Estádio Camp Nou, em Barcelona, na Espanha, na 52ª edição do Troféu Joan Gamper. A partida será às 15h30min.
Reestreia especial
A partida estará enredada de fatores emocionais pelo clube convidado ser protagonista de um dos acontecimentos mais tristes da história do futebol mundial. Porém marcará também a celebração da vida com a presença em campo do lateral Alan Ruschel, sobrevivente do acidente, que fará sua reestreia no futebol.
O Troféu Joan Gamper
O Troféu Joan Gamper é uma disputa amistosa interclubes, realizada anualmente desde 1966. O torneio é organizado pelo FC Barcelona e acontece na segunda quinzena de agosto, marcando o início da temporada de futebol na Espanha.
A estrutura do troféu é moldada em prata, com base de mármore e acabamento em ouro. O nome é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do clube, o suíço Hans-Max Gamper Haessig (1877-1930), conhecido na Catalunha como Joan Gamper.
A disputa
Entre 1966 e 1996 o torneio foi disputado por quatro clubes, em sistema de confronto eliminatório simples, com disputas de pênaltis em caso de empate. A partir de 1997 o torneio passou a ser disputado por apenas duas equipes, em um único jogo, sempre do FC Barcelona contra um clube convidado.
Brasileiros
A Associação Chapecoense de Futebol é o primeiro clube catarinense e quinto clube brasileiro a disputar o Troféu Joan Gamper. Além da Chape já participaram: CR Flamengo(1968), CR Vasco da Gama(1980), SC Internacional (1982, 89 e 91), Santos FC (2013) e Chapecoense (2017). O único clube brasileiro a erguer o troféu foi o SC Internacional em 1982, superando o Manchester City(ENG) por 3 a 1.
Boa sorte Associação Chapecoense de Futebol!