Charly Wendy Straub Deretti tem grande desempenho na Copa do Mundo Feminino Sub-17

A arbitragem catarinense viveu momentos marcantes nas últimas semanas. Charly Wendy Straub Deretti, árbitra da FCF, foi a única brasileira a apitar partidas na Copa do Mundo Feminina Sub-17. A edição, relizada em Marrocos, foi disputada entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro. A catarinense atuou em seis partidas, alternando as funções de árbitra principal e quarta árbitra.

Charly comandou a equipe de arbitragem em três partidas. Na primeira fase, Derreti apitou Estados Unidos x China e também Holanda x Coreia do Norte, confronto que foi repetido na final da competição. Já nas oitavas de final, a brasileira foi designada para México x Paraguai. Como quarta árbitra, Charly trabalhou em Coreia do Norte x México e Nova Zelândia x Zâmbia na fase de grupos, além de México x Itália nas quartas de final. Como o Brasil chegou até a semifinal, a participação da catarinense foi encerrada nas quartas de final.

Antes de ser árbitra, Derreti foi jogadora de futebol. Ela define que estar em uma Copa do Mundo representa realizar um sonho antigo. “Foi uma das coisas mais incríveis que já vivi dentro da arbitragem. Você literalmente para de ‘viver’ para viver exclusivamente aquele momento. Sempre tive um sonho de estar em uma Copa na época em que era jogadora, pude realizar agora como árbitra. Foi uma experiência incrível e volto de lá com o coração ainda mais cheio de amor por esse universo chamado arbitragem”.

Recentemente, Charly tem sido designada em diversas competições nacionais e internacionais, se destacando pelo seu trabalho. Na última temporada, ela atuou na Libertadores Feminina, no Paraguai, e foi a árbitra principal do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino A1, entre São Paulo e Corinthians. A catarinense integra o quadro da FCF desde 2016 e, em 2018, começou a carregar o escudo da CBF. Já a partir de 2020, Charly começou a fazer parte do quadro de arbitragem da FIFA.