O Clube Náutico Marcílio Dias comemora o seu aniversário de 105 anos neste domingo. O clube de Itajaí foi fundado oficialmente no dia 17 de março de 1919. A equipe rubro-anil é a terceira mais antiga em atividade no Estado.
A ideia de fundar o clube foi dos amigos Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra. O clube carrega esse nome em homenagem a um marinheiro morto na Guerra do Paraguai. As cores, rubro-anil, surgiram como homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital catarinense: Riachuelo (azul) e Martinelli (vermelho).
Neste ano, o Marcílio Dias faz uma participação de destaque no Catarinense Fort Atacadista. Após uma bela campanha no primeiro turno, a equipe está nas quartas de finais do estadual. Neste ano, pela segunda temporada consecutiva, a equipe de Itajaí esteve na Copa do Brasil.
O Marcílio Dias tem em sua galeria o título do Campeonato Catarinense de 1963. O marinheiro também é tricampeão da Copa Santa Catarina, conquistada nos anos de 2007, 2022 e 2023. Em 1960 e 1962, a equipe foi vice do Estadual. Outra conquista relevante do clube foi o título da Recopa Sul Brasileira em 2007.
O atual presidente do Marcílio Dias é Tarcísio Guedim. O mandatário ressalta que é muito importante e gratificante poder comemorar os 105 anos do clube de sua cidade. “Acho que são poucos clubes no Brasil que tem 105 anos de existência. Ainda mais, que a equipe sempre esteve ativa, participando de competições. Quando um clube consegue ter essa magnitude de tempo, é um sinal que a cidade abraça, já faz parte própria da região. Espero que, em um tempo curto, a gente consiga alcançar cada vez mais os objetivos traçados”.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti, e diretoria, parabeniza o clube pela data e deseja sucesso.