Clube Náutico Marcílio Dias comemora 103 anos de fundação

O Clube Náutico Marcílio Dias está de aniversário nesta quinta-feira (17/03). O clube, fundado no dia 17 de março de 1919, comemora 103 anos de história. É uma das instituições esportivas mais antigas em atividade de Santa Catarina.

No histórico de títulos do clubes constam o Campeonato Catarinense de 1963 e a Copa Santa Catarina de 2007. O Marcílio Dias também foi três vezes vice do Catarinense, entre os anos de 1960 e 1962, e foi o campeão da Recopa Sul Brasileira em 2007.

Entre os clubes de Santa Catarina em atividade, o Marcílio Dias é o terceiro mais antigo. Atrás somente para o Carlos Renaux, de Brusque, o primeiro, e Hercílio Luz, de Tubarão, o segundo.

O presidente do Marcílio Dias, Hercilio Henrique de Mello Tristão, está confiante no projeto do clube. “Continuamos um processo de reestruturação financeira, estrutural e de confiança na cidade e região”, aponta. “Antes de ser presidente sou torcedor, nascido em Itajaí. Comecei a ir ao estádio com seis anos de idade. É um orgulho para mim e também para a minha família”, complementa. O clube nesse ano vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final do Catarinense Fort Atacadista 2022.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti, e diretoria, parabeniza todos os seus funcionários, dirigentes, atletas e torcedores nesta data.

HISTÓRIA
Os amigos Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra tiveram a ideia de fundar o clube e por aclamação foi aprovado o nome de Marcílio Dias, em homenagem ao bravo marinheiro morto na Guerra do Paraguai.

O primeiro presidente da entidade foi Ignácio Mascarenhas Passos. Já a primeira modalidade praticada no clube foi o remo, seguindo para o futebol, polo aquático, natação, tênis, futsal, handebol, vôlei, atletismo, entre outras atividades. Já as cores, rubro-anil, vieram em homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital catarinense: Riachuelo (azul) e Martinelli (vermelho).