O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) encerrou neste sábado (14/01) aa preparação para os profissionais de arbitragem para a disputa do Catarinense Fort Atacadista 2023. Aulas on-line, avaliações físicas, técnicas e palestras com uma equipe multidisciplinar foram usados no decorrer da pré-temporada.
O início de atividades contou com uma série de vídeos-testes, através da plataforma da FEPESE. Os vídeos foram exibidos de 5 a 8 de janeiro. Na segunda-feira (09/01) ocorreu um encontro on-line com todos os profissionais. A abertura foi realizada pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti. Também falaram o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Luiz Seneme, o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins, o diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim, o Procurador Geral do TJD/SC, Dr. Mário Bertoncini, o instrutor da CBF/FIFA, Giuliano Bozzano, Rafael Lanza, sobre súmula eletrônica, e o assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior.
A parte presencial será realizada entre terça-feira e sábado na Academia de Polícia Militar da Trindade (PMSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. Também ocorreram avaliações físicas na Universidade Federação de Santa Catarina (UFSC).
No terça-feira, sob comando do professor Jolmerson de Carvalho, os profissionais de arbitragem realizaram os exames antropométricos e também os testes físicos. No mesmo dia ocorreu um trabalho com a psicóloga Maryon Gottardo dos Santos. A última palestra do foi com Cantucho João Setúbal e Vayran da Silva Rosa, sobre a contextualização dos trabalhos em grupo.
Em período integral na quarta-feira e na quinta, pela manhã, foram feitas atividades práticas de campo. Na parte da tarde da quinta-feira ocorreu aula de dinâmica tática de arbitragem com o professor Juliano Fernandes, da UFSC. A Regra 11 foi abordada por Giulliano Bozzano e Alex dos Santos, que é árbitro assistente da CBF. Giulliano Bozzano e Ricardo Marques Ribeiro, que é Membro da Comissão de Arbitragem da CBF, falaram sobre mãos e trabalho em equipe. A conclusão do dia contou com palestra com Marco Antônio Martins sobre as diretrizes do Departamento de Arbitragem.
Na sexta-feira foram feitas atividades práticas de campo. No período da noite ocorreu uma atividade de equilíbrio mental e trabalho em grupo com a psicóloga Maryon Gottardo dos Santos. Cantucho João Setubal e Vayran da Silva Rosa falaram no encerramento do dia.
O encerramento ocorreu no sábado com atividades nos dois períodos. Durante os dias foram feitas divisões de grupo no intuito de organizar as equipes de trabalho para os jogos da Recopa Catarinense e da abertura do Catarinense Fort Atacadista.