A Copa Santa Catarina 2013 começará no dia 16 de outubro e terá a participação de treze equipes. Na tarde desta 2ª feira(12) na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, aconteceu a reunião do Conselho Técnico que definiu o número de clubes participantes, assim como a forma de disputa e o regulamento específico da competição. A Copa Santa Catarina 2013 dá ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. A competição tem data prevista para encerrar no dia 15 de dezembro.
Forma de disputa
A competição terá três etapas, sendo a primeira e a terceira quadrangulares. Na 1ª etapa, doze(12) equipes estarão divididas em três grupos de quatro equipes. As equipes jogarão entre si no sistema de pontos corridos, dentro dos grupos, em turno e returno. A duas melhores equipes colocadas em cada grupo estarão classificadas à segunda fase. Confira os grupos:
Grupo A |
Grupo B |
Grupo C |
Na 2ª etapa, as seis equipes classificadas nos grupos se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, popularmente conhecidos como “mata-matas”, em jogos de ida e volta. Confira os confrontos:
Grupo D |
Grupo E |
Grupo F |
As três equipes classificadas nos confrontos eliminatórios estarão classificadas ao quadrangular final, que terá o ingresso do Joinville Esporte Clube.
Na terceira etapa, quadrangular final, as equipes jogarão novamente no sistema de pontos e em turno e returno. A equipe que somar mais pontos será declarada campeã da Copa Santa Catarina 2013, garantindo vaga nas disputas nacionais da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014.
Entre as treze equipes participantes da Copa SC 2013 apenas o Joinville, que entrará na terceira etapa, já tem participação no Campeonato Brasileiro, integrando a Série B. O Camboriú Futebol Clube, que estava entre os clubes aptos em participar da Copa SC, compareceu à reunião para manifestar e oficializar sua ausência na disputa.