A Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou o Conselho Técnico da Copa Santa Catarina Sub-20. A competição será aberta no dia 6 de setembro e contará com a participação de oito equipes. A reunião, que definiu o formato de disputa do campeonato, ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/07) na sede da FCF, em Balneário Camboriú.
Estarão na luta pelo título as equipes do Brusque, Caravaggio (Nova Veneza), Imbituba, Joinville, Juventus (Jaraguá do Sul), Porto (Porto União), Santa Catarina (Rio do Sul) e Vera Cruz (Garopaba). Na primeira fase, os clubes estarão agrupados em dois grupos com quatro equipes. A divisão foi feita de acordo com a proximidade das regiões dos clubes. Os duelos da fase classificatória ocorrerão dentro de suas respectivas chaves em turno e returno. Confira o chaveamento:
Grupo A: Caravaggio, Vera Cruz, Imbituba e Brusque
Grupo B: Porto, Santa Catarina, Juventus e Joinville
Ao fim da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo irão avançar para a semifinal da competição. Os confrontos eliminatórios serão decididos com partidas de ida e volta. A partir da semifinal, em caso de empate no placar agregado, o clube de melhor campanha avançará de fase.
O Conselho Técnico da Copa SC Sub-20 foi comandada pelo diretor do Departamento de Competições e vice-presidente da entidade, Carlos Fernando Crispim. Ele representou o presidente da FCF, Rubens Angelotti, na reunião. Também compuseram a mesa o procurador-jurídico, Rodrigo Goeldner Capella; o presidente da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setúbal; o presidente de Liga Pomerodense de Desportos, Ademar Ramthun; e os assessores de Competições, José Carlos Goulart Junior, Rodrigo Nunes e Maycon Morais.
O responsável pela captação do Joinville Esporte Clube, Toninho Oliveira, ressaltou a importância da Copa SC. “Eu acho que tem muita importância, porque vem dar continuidade para os treinamentos que a gente vem fazendo. Acabando o Campeonato da Série A já temos a Copa Sul, mas tem bastante meninos que não tem oportunidade de jogar e ficariam parados. Então, o fato de termos vários campeonatos acaba dando mais oportunidade para mais atletas”.
O presidente do Caravaggio, Victor Spillere, ressalta o planejamento para defender o título da competição. “É uma situação nova, né. A gente vem para defender o título dessa competição. Nós fomos muito felizes o ano passado, e a gente vem com uma nova safra de atletas. O nosso objetivo é brigar pela classificação no primeiro momento e depois brigar pela renovação do título”.
Estreando em competições de base da FCF, o Vera Cruz foi representado por seu presidente Oswaldo Santana de Abreu. Ele falou sobre o momento do clube. “A gente já participa de competições federadas, mas não é igual uma competição própria da federação. A gente está com o respaldo de fazer um bom trabalho e até futuramente pensar em subir de categoria. Fiquei bem surpreso e feliz pela recepção pois é a primeira vez que venho aqui na Federação”.



