A Federação Catarinense de Futebol (FCF) promoveu o Conselho Técnico das Copas Santa Catarina Sub-11 e Sub-13 de 2024. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (11/07), na sede da FCF, localizada em Balneário Camboriú. No Conselho Técnico foram definidos e discutidos assuntos importantes para a disputa das competições, como regulamento, registro, arbitragem e entre outros temas.
A Copa Santa Catarina Sub-11 e Sub-13 terão tabelas espelhadas e serão iniciadas no dia 24 de agosto. Oito times estarão na disputa em 2024 e serão divididos em dois grupos. A chave A contatará com a presença do NFC, de Blumenau; Camponovense, de Campos Novos; Concórdia; e Caçador. Já o grupo B será formado por Profut, de Maracajá; Criciúma; Figueirense, de Florianópolis; e Avaí, também de Florianópolis.
Os clubes irão se enfrentar no sistema de turno e returno dentro de suas chaves. Os dois primeiros de cada grupo irão avançar para a semifinal. Os confrontos eliminatórios serão disputados em duelos de ida e volta. A previsão é que a competição termine em novembro.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, foi representado no Conselho Técnico pelo vice-presidente da entidade e Diretor do Departamento de Competições, Carlos Fernando Crispim, que comandou a reunião. Também participaram do Conselho alguns dirigentes dos clubes envolvidos na disputa.
“Essas duas categorias são muito importantes, pois são de trabalhos de iniciação esportiva para muitos deles. É uma oportunidade também de integração entre as equipes e entre os garotos. Esperamos mais uma vez um campeonato bem equilibrado e com a possibilidade de revelar talentos promissores em todas as regiões”, acredita o vice-presidente e diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim.
O Conselho Técnico também contou com a colaboração de outros membros da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Estiveram presentes o procurador-jurídico da entidade, Rodrigo Goeldner Capella; Cláudia Teixeira do Departamento de Registros e Transferências; o diretor interino do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setúbal; o membro da Comissão de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil; o coordenador do programa “Futebol Catarinense do Futuro”, Rodrigo Vieira Gallotti Nunes; e o membro de Departamento de Competições, Maycon Morais.
“Para nós é bem importante. É uma vitrine também para a nossa gurizada. Eles buscam isso e se esforçam. Então nada mais justo, nós, professores que estamos a frente do projeto, também estar buscando uma competição de nível maior para eles. Hoje nós trabalhamos com o professor Adelardo, professor Miqueloto, dentro dessas categorias. E a gente vê que é uma grande importância estar levando esses meninos para participar de uma competição talvez de um nível acima da nossa realidade e também dando a oportunidade, a vitrine, para eles e conhecimento”, aponta o professor do Campos Novos, Alef Amalcaburio.
“Como já não é o primeiro ano que a gente participa da Copa Santa Catarina, já estamos indo para o terceiro ano, e a nossa expectativa é grande, até mesmo para a visibilidade dos atletas. Isso ajuda um monte. É uma competição de alto nível, e isso só agrega para os atletas, para os meninos, e são categorias que estão começando agora. Então é muito valiosa a competição para dar experiência e minutagem para os guris”, destaca o coordenador das categorias Sub-10 a Sub-14 do Concórdia, Paulo César Vieira.
“Para nós é uma alegria muito grande poder participar dessa competição. Oportunizar aos garotos a ir para jogos competitivos contra várias escolas do nosso Estado, e ainda mais ressaltando as adaptações do campo do Sub-11. É muito importante para o desenvolvimento e para o futebol desses meninos, e no Sub-13 a sequência de jogos competitivos, para a gente é muito bacana a participação. Gostaria de parabenizar a Federação pelo estímulo ao evento a esses jogos”, avalia o coordenador de iniciação esportiva do Avaí, Thiago Filla.