Criciúma comemora 77 anos de existência

O Criciúma Esporte Clube celebra mais um ano de história nesta segunda-feira. A trajetória do clube foi iniciada no dia 13 de maio de 1947, ainda como Comerciário, e completa 77 anos de existência. A equipe manda seus jogos no estádio Heriberto Hülse, que fica localizado na região central da cidade, com capacidade de 19 mil torcedores.

Atualmente o Criciúma está na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e também está na terceira fase da Copa Betano do Brasil. Em 2024 a equipe do Sul de Santa Catarina já levantou dois troféus: o título do Catarinense Fort Atacadista e a Recopa Catarinense.

O clube detém uma das maiores conquistas do futebol de Santa Catarina, que foi o título da Copa do Brasil de 1991 de forma invicta. No ano seguinte, o Criciúma chegou a fase de quartas de final da Copa Libertadores da América. Os criciumenses também foram campeões do Campeonato Brasileiro da Série B em 2002 e da Série C em 2006. Pelo Campeonato Catarinense da Série A, o Criciúma foi campeão 12 vezes.

“São 77 anos de uma história marcada por lutas, e muita paixão pelo futebol. Quero agradecer a todos os torcedores, funcionários, jogadores e dirigentes que fizeram e fazem parte dessa trajetória. O Criciúma está vivendo um momento único, além dos títulos conquistados no último ano, como a recuperação da hegemonia no futebol catarinense, incluindo o título de campeão catarinense série B, o título de campeão catarinense série A, o título de bicampeão catarinense série A, e a conquista da Recopa, é importante ressaltar que todas essas glórias foram alcançadas em um período impressionante de apenas um ano e onze meses. Além disso, o acesso à elite do futebol brasileiro, que reflete o trabalho e a dedicação de todos os envolvidos, como a diretoria, os dirigentes, entre outros. Que possamos continuar honrando as cores e o nome do nosso tricolor, e que este aniversário seja não só uma celebração do passado, mas também um impulso para novas conquistas e novas vitórias”, expressa o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o Criciúma Esporte Clube pela data e deseja sucesso.