Criciúma conquista o título da Copa Santa Catarina Sub-15 Feminina

O Criciúma conquistou o título da Copa Santa Catarina Sub-15 Feminina de forma invicta. A equipe criciumense superou o Meninas de Jaraguá e ficou com o título do torneio, que foi disputado no Estádio da Montanha, em Nova Veneza. A terceira rodada da competição foi disputada na manhã desta quinta-feira (05/09).

A última partida da competição também definiu a equipe campeã. O Criciúma venceu o Meninas de Jaraguá pelo placar de 1 a 0. O gol que garantiu o título para a equipe criciumense foi marcado por Ana Francisca, no segundo tempo do confronto.

A campanha da equipe criciumense também teve vitórias por 2 a 1 contra o AJAP e 2 a 1 contra o Avaí/Kindermann. No outro jogo da terceira rodada da Copa SC Sub-15 Feminina, o AJAP superou o Avaí/Kindermann por 2 a 1. Os gols do AJAP na partida foram anotados por Radhija e Diandra. O Avaí/Kindermann balançou a rede com Marina.

Na classificação final da competição, o Criciúma terminou na liderança com nove pontos. O Meninas de Jaraguá veio em segundo com quatro. A terceira colocação ficou o AJAP, que conquistou três pontos na competição. O Avaí/Kindermann foi o quarto com um ponto.

A realização da Copa Santa Catarina Sub-15 ressalta o compromisso da FCF com o desenvolvimento do futebol feminino em Santa Catarina e o fomento à formação de atletas. A entidade arcará com todo o valor de hospedagem para as equipes que vêm de outras regiões do Estado para Nova Veneza disputar o campeonato, com a alimentação das atletas incluso. A FCF também irá pagar os custos de arbitragem e a inscrição de jogadores, além de disponibilizar as bolas para as partidas. A logística dos jogos, com a contratação de ambulância e seguranças, também ficará a cargo da Federação.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, foi representado pelo vice-presidente e diretor de Competições da entidade, Carlos Fernando Crispim, no último dia do torneio. O diretor declarou a importância da competição dentro da estrutura da Federação. “Foram três dias de competição da Copa Sub-15, onde a Federação, através do presidente Rubens, está fomentando o futebol feminino para que alcance a sua notoriedade. Estamos nos aproximando de 2027, quando o país sediará a Copa do Mundo. A Federação está estendendo todo esse processo de competição, proporcionando ainda mais calendário para as esquipes. Nessa Copa SC Sub-15 conseguimos abranger várias regiões do Estado com jogos em um bom nível”.

A treinadora Bina Cassol, do Criciúma, comemorou mais uma conquista para a base do clube. “As conquistas são reflexos do que a gente vem trabalhando nas categorias de base, que não é de hoje. Estamos tendo um grande suporte do clube junto com os nosso parceiros que vem nos ajudando a conseguir desenvolver esse projeto. A competições acho que é de extrema importância para a nossa categoria”.

O técnico do Meninas de Jaraguá, Eduardo Rodrigues, comentou sobre a campanha da equipe. “A gente entende que na categoria sub-15 essa é a principal competição do ano. Ano passado nós participamos pela primeira vez e fomos campeões. Neste ano a gente fez uma boa competição, esbarramos aí na final contra a equipe do Criciúma. Quero valorizar o nível técnico da competição. Os jogos foram bem equilibrados, pode ver que em nenhum dos jogos teve uma equipe que ganhou por dois gols de diferença. Foi uma competição bem nivelada com um nível técnico que demonstra que o futebol feminino tem evoluído em Santa Catarina”.

Cleto Schuster, que dirigiu a equipe do AJAP, declarou sobre a importância do torneio para a equipe. “Ficamos muito felizes com a nossa participação. Toda a comissão técnica, as atletas, estão de parabéns por estarem jogando uma competição tão importante quanto essa. Ficamos felizes sabendo do nível dos jogos, que todos os jogos foi bem equilibrado, principalmente também pela experiência das meninas. Foi um torneio com nível forte e bem organizado em todos os sentidos”.

O treinador do Avaí/Kindermann, Walter Corrêa Neto, ressaltou como foi para a equipe participar da Copa SC. “Foi uma competição muito importante para a gente. Foi a nossa segunda competição desde que a gente iniciou o projeto em março. Então, a gente está criando casca e aprendendo. Foi uma troca muito boa entre as equipes e os treinadores. Creio que as meninas vão sair daqui com muito aprendizado Tenho certeza que a gente está no caminho certo, estamos colhendo os frutos daquilo que a gente está plantando”.

Copa Santa Catarina Sub-15 Feminina 2024
1ª Rodada
03/09
Criciúma 2 x 1 AJAP
Avaí/Kindermann 1 x 1 Meninas de Jaraguá
2ª Rodada
04/09
AJAP 1 x 2 Meninas de Jaraguá
Criciúma 2 x 1 Avaí/Kindermann
3ª Rodada
05/09
AJAP 2 x 1 Avaí/Kindermann
Criciúma 1 x 0 Meninas de Jaraguá

Fotos: Deivid dos Anjos/FCF e Julio Wojcikiewicz/FCF