O Criciúma é o novo campeão da Série A do Campeonato Catarinense Sub-20. A equipe do do Sul do estado derrotou o Avaí por 5 a 3 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, na tarde deste domingo (20/08) e garantiu o título. O segundo jogo da final foi disputado no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis.
A partida de ida ficou empatada em 1 a 1. O primeiro duelo foi disputado no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, na segunda-feira (14/08). O artilheiro da competição foi Antônio Porto, do Joinville, com 11 gols. Já o goleiro menos vazado do estadual foi Kauã Inácio Moroso, do Criciúma.
O vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, definiu a Série A Sub-20 como um torneio de alto nível. “Tivemos hoje uma tarde importante com um jogo decisivo. Um encerramento com um grande confronto de uma edição que foi uma das melhores dos últimos anos. Neste ano tivemos a participação de clubes que investem na base e na final, Avaí e Criciúma, são os melhores times da competição”.
Já o coordenador da base do Criciúma, Serginho Lopes, classificou a competição como muito difícil e competitiva. “Todo o planejamento executado pelo clube e pelo departamento se concretizou chegando nessa final de uma competição muito forte, em todos os sentidos. Eu penso que o Campeonato Catarinense é um dos campeonatos sub -20 mais fortes do Brasil”.
O treinador do Avaí, Raphael Laruccia, ressaltou o crescimento de seu time durante a competição. “No início da competição a gente sofreu um pouco nas primeiras rodadas, porque era um início de reformulação do elenco. Ao longo da competição, a equipe foi encorpando, foi ganhando confiança e maturidade, que acho que foi o principal ponto nosso ao longo da competição”.
Fotos: Deivid dos Anjos/FCF