O Criciúma Esporte Clube é campeão da primeira edição da Copa Sul Sub-19 2018! A conquista do título foi na tarde desta 2ª feira (26) na Arena do Grêmio, mesmo com a derrota por 2 a 1. O time catarinense garantiu o título pelo saldo de gols, após vencer a partida de ida em Criciúma por 4 a 1.
Precisando marcar gols para diminuir a vantagem do Criciúma, o Grêmio partiu para o ataque, mas o primeiro gol da partida foi do time visitante. Aos 15 minutos do 1º tempo Gustavinho cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Pedroso subiu mais alto que a defesa para abrir o placar, 0 a 1.
Precisando de quatro gols para levar a decisão para os pênaltis, o Grêmio aumentou o volume de jogo ainda no 1º tempo e consegui chegar ao gol de empate aos 28 minutos numa penalidade convertida pelo atacante Rondinelli, 1 a 1.
No 2º tempo as duas equipes diminuíram o ritmo, fazendo várias substituições, foram cinco do Grêmio e quatro do Criciúma. O time gaúcho partiu para o ataque e conseguiu o gol da virada com o camisa 19, João Sávio, 2 a 1.
Apito final na Arena do Grêmio em Porto Alegre, na primeira edição da Copa Sul Sub-19 e o Criciúma Esporte Clube é campeão, muita comemoração dos atletas em campo e da torcida catarinense presente na capital gaúcha.
Logo após o final da partida a Federação Catarinense de Futebol realizou o cerimonial de premiação das equipes. O presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti e o diretor de Competições Principais, Fábio Nogueira, representaram a Entidade. Anfitriã da decisão, a Federação Gaúcha de Futebol esteve representada pelo vice-presidente Luciano Hocsman.
No cerimonial de premiação os vices-campeões do Grêmio receberam as medalhas e o capitão Jhonata Varela receber a taça de vice-campeão. Em seguida foi a vez dos atletas campeões do Criciúma Esporte Clube receberem suas medalhas e o capitão Christian receber a taça de campeão da Copa Sul Sub-19 das mãos do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti e do vice-presenta da FGF, Luciano Hocsman, para celebração dos companheiros de clube e da comissão técnica.
A Copa Sul Sub-19
A primeira edição da Copa Sul Sub-19 contou com a participação de dez clubes dos três Estados do Sul: seis catarinenses, dois paranaenses e dois gaúchos. Idealizada a partir de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol, a competição foi realizada em parceria com as federações coirmãs envolvidas, Gaúcha e Paranaense.
A chancela da Confederação Brasileira de Futebol – CBF credenciou a competição regional, que passa a integrar o calendário de eventos das entidades envolvidas. A Copa Sul Sub-19 incrementa o calendário das categorias de base no segundo semestre e será disputada preferencialmente no período que antecede a Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre os meses de setembro a novembro.
Parabéns às instituições envolvidas na organização da competição e em especial ao filiado Criciúma Esporte Clube pelo título!