O Criciúma foi o terceiro clube catarinense a estrear na Copa do Brasil 2016. Na noite desta 3ª feira (12), na partida de ida do Grupo 19, o Tigre foi até Ponta Grossa e acabou derrotado pelo Operário por 2 a 1, no Estádio Germano Krueger.
O Operário abriu o placar aos 19 minutos do 1º tempo com Lucas, de cabeça, 1 a 0. O time paranaense ampliou logo no início do 2º tempo, aos 4 minutos, após a cobrança de escanteio, Juba aproveitou o rebote, 2 a 0. O resultado deixava a situação do Criciúma complicada para o jogo de volta, mas aos 23 minutos do 2º tempo, Elvis cobrou escanteio da esquerda e Gustavo desviou de cabeça para descontar, 2 a 1.
A partida de volta do Grupo 19 da Copa do Brasil será no dia 28 de abril, às 19h15min, em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse. O Tigre precisa vencer por 1 a 0, ou, por dois gols de diferença para avançar a 2ª Fase. Caso o resultado da partida de ida se repita a favor do Criciúma, a decisão da vaga do Grupo 19 será nos pênaltis. O clube que avançar no Grupo 19 enfrentará o vencedor do Grupo 20, disputado entre os paraenses Paysandu e Independente.