Hoje comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Futebol! A data foi estabelecida em 1976, pela então Confederação Brasileira de Desportos – CBD, antecessora da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande. O Rio Grande é o clube mais antigo em atividade do Brasil e foi fundado hoje, no dia 19 de julho de 1900.
O futebol chegou ao Brasil em 1894, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o Brasil, trouxe uma bola e um jogo de uniformes. Charles Miller introduziu o futebol no São Paulo Athletic Club, clube de cricket do qual era sócio.
A FCF
Fundada em 12 de abril de 1924 com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, a história da regulamentação do futebol em Santa Catarina começou na Rua Esteves Júnior, no Centro da Capital, no Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva, onde se reuniram os representantes do Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avahy, para registrar a ata de fundação da atual, Federação Catarinense de Futebol.
A CBF
A Confederação Brasileira de Futebol-CBF surgiu no dia 20 de agosto de 1914, como Confederação Brasileira de Desportos, através das entidades cariocas e paulistas da época que comandavam o esporte, Liga Paulistana de Futebol – LPF, Liga Metropolitana de Esportes Atléticos – LMEA e Associação Paulista de Esportes Atléticos – APEA, que resolveram suspender as atividades da Federação Brasileira de Futebol – FBF e da Federação Brasileira de Esportes – FBE para unificar as decisões na Confederação Brasileira de Desportos – CBD.
A IFAB
A International Football Association Board-IFAB, é composta por dois representantes de cada uma das quatro federações de futebol do Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. A IFAB se reuniu pela primeira vez no dia 2 de junho de 1886 por sugestão da federação inglesa. Em uma época em que o esporte bretão não era praticado da mesma maneira em todos os países, o órgão foi instituído a fim de elaborar e proteger as regras fundamentais do futebol. O objetivo da IFAB é preservar as regras de jogo, supervisionar a sua aplicação, estudá-las e, eventualmente, modificá-las.
A FIFA
Com o rápido crescimento do futebol pelo mundo, sete países se reuniram em Paris em 21 de maio de 1904 para criar a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). Em 1906, o presidente do IFAB, Daniel Burley Woolfall, sucedeu o francês Robert Guérin na presidência da FIFA. No mesmo ano, a IFAB afiliou-se à FIFA e, em 1913, a FIFA tornou-se membro da IFAB.
As regras do jogo
O impedimento, a regra que mais causa polêmicas no futebol, foi definido desde a implementação do primeiro regulamento, em 1863. À época, considerava-se impedido todo atleta que estivesse à frente da linha da bola. No final da década de 1860, a IFAB criou a chamada “regra do terceiro jogador”, segundo a qual um atacante deveria ter pelo menos três defensores à sua frente para que tivesse condições de jogo. A norma possibilitou o desenvolvimento do futebol de troca de passes e vigorou até 1925, quando a exigência foi reduzida para dois jogadores.
O tiro de meta surgiu em 1869 e o escanteio, em 1872. O primeiro pênalti foi apitado em 1891, mas, até 1902, podia ser cobrado de qualquer ponto situado a 11 metros da meta adversária.
O número de gols marcados cresceu a partir de 1912, depois que se proibiu os goleiros de segurarem a bola com as mãos fora da área. A regra que permitia a marcação de impedimento nas cobranças de arremesso lateral foi anulada em 1920. Aos poucos, a IFAB acompanhou a evolução do futebol e das mentalidades.
Dois bons exemplos foram a decisão de proibir os goleiros de pegarem com as mãos uma bola recuada pelos jogadores de linha, adotada após a Copa do Mundo da FIFA 1990, e a decisão de punir com cartão vermelho o carrinho por trás, tomada em 1998. Há mais de um século a IFAB segue protegendo e preservando o futebol, cuja essência sempre foi a simplicidade.