Em união de Federações, plataforma contra manipulação de resultadas será lançada na terça-feira

Com o objetivo de estimular e incentivar o conhecimento para combater a manipulação de resultados, uma ação da Federação Catarinense de Futebol (FCF), juntamente com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), irá lançar uma plataforma educacional para os clubes dos três Estados do Sul do Brasil em parceria a SportRadar. O evento de lançamento será na terça-feira (12/03), às 17 horas.

Jogadores e técnicos terão acesso ao material educacional em vídeo. Entre os principais temas a serem abordados estão a manipulação de resultados, mercado de apostas, o crime organizado, os manipuladores, como são as regras do Brasil e da FIFA, e as penalidades para quem comete irregularidades. Em um segundo momento e fora da plataforma, ocorrerá um workshop para profissionais de arbitragem e do Tribunal da Justiça Desportiva.

A principal ferramenta para combater a manipulação de resultados é a educação. Esse tipo de ameaça tem sido crescente no mundo do esporte e ações são feitas para atuar na prevenção.

As três Federações farão o monitoramento, controlando o acesso de todos os usuários dos clubes. Ao final do período do tratamento, todos passarão por um questionário, no qual os aprovados receberão um certificado.