A qualificação é um meio para que o futebol de Santa Catarina se torne cada vez mais forte e profissional. Com o objetivo de tornar os treinadores e treinadoras do Estado ainda mais capacitados, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) abrirá mais uma turma para o Curso Licença Base. A formação será ofertada por meio da FCF Academy, plataforma criada para oferecer educação com nível de excelência, propiciando a formação de profissionais para o futebol com elevado nível de capacitação e potencial de liderança.
A Licença Base FCF Academy proporciona o direito do profissional atuar como técnico das competições oficiais de categorias de base da FCF. A formação terá uma duração de 120 horas, em duas etapas: semipresencial, com atividades remotas ao vivo, e aulas teórico-práticas presenciais realizadas na cidade de Balneário Camboriú ou na região. Também estão previstas atividades de observação em clubes de futebol e a realização de tarefas em ambiente virtual de aprendizagem.
As inscrições devem ser feitas através do link: https://www.fcfacademy.com.br/licencas. A compra no primeiro lote terá um valor promocional.
Os clubes filiados que tiverem interesse em inscrever seus profissionais na Licença Base podem procurar a FCF para saber as condições especiais de pagamento. Para o preenchimento das inscrições, será dada prioridade aos profissionais que possuem vínculo ativo com clubes filiados à Federação Catarinense de Futebol e os interessados que realizaram a pré-reserva daa inscrição. Os alunos aprovados receberão: Carteira de Treinador de Categoria de base FCF e Certificado de Conclusão da Licença.
A parte on-line da Licença ocorrerá entre os meses de agosto e outubro, nas noites de segundas e quartas-feiras. As aulas teórico-práticas presenciais ocorrerão entre os meses de agosto e outubro. Serão três encontros presenciais, com dois períodos diários cada, nas segundas e terças-feiras.
O curso está organizado em cinco dimensões, sendo elas: histórica e sociocultural, pedagógica, técnica, biodinâmica e saúde, e integradora. Serão abordados assuntos focados na categoria de base como aspectos históricos do futebol catarinense, metodológicos aplicados às categorias de iniciação no futebol, regras do jogo, coordenação técnica, legislação no futebol, conteúdos técnicos e táticos no processo treinamento, análise de desempenho, aspectos da preparação física em jovens jogadores, processo de avaliação e desenvolvimento dos aspectos físicos, observação da estrutura e de treinamentos e entre outros temas.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, ressalta que a Licença Base tem o objetivo de fomentar discussões e desenvolver profissionalmente os treinadores. “A atuação na formação de jovens talentos tem as suas particularidades. Pensamos nesse curso para trazer uma atenção focada no trabalho de base no futebol catarinense. Com essa qualificação nossos profissionais estarão mais preparados para atuar na organização do ambiente de treino e de jogo, na construção de relações interpessoais, na percepção e resolução de problemas”.
Já para Carlos Crispim, diretor do Departamento de Competições da FCF, responsável por coordenar a FCF Academy, o olhar para os profissionais de base é muito importante. “Trabalhar na formação de atletas vai muito além de pensar no desenvolvimento tático e técnico dos jogadores. Quem atua na base precisa também atuar na formação dos cidadãos, pensando no desenvolvimento pessoal de seus jogadores. Sabemos da dificuldade de se tornar profissional e isso tem que ser trabalhado desde cedo”.