FCF apresenta série “Especial Catarinense Feminino 2018”

O Campeonato Catarinense Feminino 2018 começa no próximo fim de semana com a participação de quatro clubes: AE Kidermann, Ass. Chapecoense, CN Marcílio Dias e Criciúma EC. Para apresentar a competição e também mais detalhes sobre o grupo feminino dos clubes envolvidos na disputa, a Federação Catarinense de Futebol em parceria com os departamentos de comunicação dos filiados publica a série “Especial Catarinense Feminino 2018” com matérias exclusivas de cada clube, clique nos escudos e acompanhe!

A 11ª edição da competição possibilita o ingresso do segundo representante catarinense nas competições de futebol feminino organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol. Pelo segundo ano consecutivo o Catarinense Feminino destinará uma vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-2 2019.

Foto: Andrielli Zambonin / AE Kindermann.

O futebol feminino catarinense já conta com a participação da AE Kindermann na elite do futebol feminino nacional, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Eneacampeã do Catarinense Feminino e campeã da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2015, a Associação Esportiva Kindermann domina a categoria em vitoriosa hegemonia de uma década e é a atual campeã catarinense.

Além da participação da AE Kindermann, referência nacional na prática do futebol feminino, o Catarinense Feminino 2018 contará as participações de clubes tradicionais do futebol catarinense que ingressam na modalidade: Clube Náutico Marcílio Dias e Criciúma Esporte Clube. A Associação Chapecoense de Futebol que volta à disputa após a participação na edição de 2015.
-VEJAS TODAS AS INFORMAÇÕES DO CATARINENSE FEMININO 2018

Síntese da forma de disputa
O Catarinense Feminino 2018 será disputado em duas ou três fases: 1ª Fase – Turno, 2ª Fase – Returno e 3ª Fase – Finais. Na 1ª e na 2ª Fases as quatro equipes jogarão entre si no sistema de pontos corridos, em jogos de ida e volta.

Ao final da 1ª Fase – Turno, a equipe com melhor campanha estará classificada para 3ª Fase – Finais, juntamente com a equipe campeã simbólica da 2ª Fase – Returno. Caso a mesma conquiste o título simbólico do turno e do returno será declarada campeã sem a necessidade de disputa da 3ª Fase – Finais.

Histórico
O Catarinense Feminino integra o calendário oficial de competições da Federação Catarinense de Futebol desde 2007, a competição registra a hegemonia do trabalho de excelência realizado em Caçador pelo patrono do futebol feminino catarinense, Sr. Salésio Kindermann. A Associação Esportiva Kindermann é atual eneacampeã catarinense, tendo conquistado os títulos de 2008, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 2017.

Em 2016 a competição não foi realizada em virtude da tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense, que abalou a estrutura administrativa do futebol catarinense com a perda do Presidente da Entidade, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, justamente no período de organização da competição, que seria disputada também por quatro equipes.

Confira o histórico de equipes campeãs:
2017 – AE Kindermann – Caçador
2016 – Não houve
2015 – AE Kindermann – Caçador
2014 – AE Kindermann – Caçador
2013 – AE Kindermann – Caçador
2012 – AE Kindermann – Caçador
2011 – AE Kindermann – Caçador
2010 – AE Kindermann – Caçador
2009 – AE Kindermann – Caçador
2008 – AE Kindermann – Caçador
2007 – Olympya / Jaraguá do Sul