FCF comemora seu aniversário de 101 anos

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) completa 101 anos de história neste sábado. A entidade presta seu fomento ao futebol de Santa Catarina há mais de um século, com uma gestão pautada na inovação, respeito e transparência. Ao todo, a FCF conta com mais de 30 clubes filiados no masculino e 23 ligas não profissionais.

O calendário de 2025 da FCF é composto por 22 competições. No profissional estão previstas cinco disputas, sendo que duas delas já estão encerradas. O Criciúma faturou a Recopa Catarinense, enquanto o Avaí se sagrou campeão do Catarinense Fort Atacadista 2025. A partir do início de junho, será aberto o Catarinense da Série B e em setembro a entidade iniciará a disputa da Série C do Estadual. Para fechar o calendário profissional, a Copa Santa Catarina também terá seu início em setembro.

Nas categorias de base serão promovidas 15 competições. No masculino, a Federação promove a disputa do Catarinense Sub-17 A, Catarinense Sub-15 A, Catarinense Sub-20 A, Catarinense Sub-21, Copa SC Sub-14, Copa SC Sub-12, Copa SC Sub-20, Copa SC Sub-18 e Copa SC Sub-16. A entidade também participa das Copas Sul nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que são realizadas em conjunto com as Federações do Paraná e Rio Grande do Sul. A FCF também realiza um trabalho focado no fomento ao futebol feminino, promovendo as disputas do Catarinense Feminino Adulto e das Copas SC Sub-20, Sub-17 e Sub-15 Feminina. Outra competição presente no calendário da entidade é o Catarinense Não Profissional.

Na atual temporada, a FCF conta com vários de seus filiados presentes em competições nacionais. As equipes do Avaí, Chapecoense e Criciúma integram a Série B nacional e lutam pelo acesso à elite. Brusque e Figueirense disputam a Série C, enquanto Barra FC, Joinville e Marcílio Dias fazem parte da Série D. No feminino, o Avaí/Kindermann disputa a Série A2 e o Criciúma entra em campo no Brasileiro A3. Nas categorias de base, a Chapecoense disputou a Copa do Brasil Sub-17, enquanto o Criciúma ainda jogará a Copa do Brasil Sub-20. Além disso, Santa Catarina tem quatro representantes no Brasileiro Sub-20 B: Avaí, Brusque, Chapecoense e Criciúma. Em 2025, o futebol catarinense conta com Brusque e Criciúma vivos na terceira fase da Copa do Brasil e teve o Concórdia chegando até a segunda eliminatória.

Apesar de ser apenas o 20º maior estado brasileiro, o futebol catarinense conta com importante representatividade no cenário nacional. No Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Santa Catarina está em oitavo no masculino e sétimo no feminino.

A sede da FCF fica localizada no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. A casa do futebol catarinense foi inaugurada em 2008. A primeira sede da entidade, onde foram iniciados os trabalhos da FCF, estava localizada dentro do Colégio Catarinense, em Florianópolis.

Ao todo, a FCF contou com uma série de 17 presidentes. O primeiro deles foi Luiz Alves de Souza, que comandou a entidade de 1924 a 1927. Com destaque, Aderbal Ramos da Silva presidiu a entidade entre 1939 e 1946, também foi governador de Santa Catarina. Delfim Pádua Peixoto Filho, que faleceu no trágico e triste acidente aéreo da Chapecoense em 2016, foi quem comandou a FCF por mais tempo em um total de 31 anos. Rubens Renato Angelotti assumiu a presidência em 2016. Sua primeira eleição foi em 2019 e em 2022 ele foi reeleito.

CONQUISTAS

Entre as principais conquistas do futebol catarinense está o Torneio da Malásia, em 1982. O selecionado catarinense foi formado apenas por atletas que atuavam no Estado. Em 2016, a Chapecoense conquistou o título da Copa Sul-Americana. A delegação da equipe de Chapecó estava a caminho da final contra o Atlético Nacional, na Colômbia, quando ocorreu o trágico acidente aéreo que vitimou dirigentes, atletas, integrantes da comissão técnica, membros da imprensa e tripulantes da aeronave. A Conmebol confirmou o título para a Chapecoense e a conquista deu vaga para a equipe disputar a Conmebol Libertadores do ano seguinte. Em 1995 o Figueirense conquistou o Torneio Mercosul.

Nacionalmente, Santa Catarina também conta com títulos importantes. O Criciúma venceu a Copa do Brasil de 1991, o Brasileiro da Série B de 2002 e a Série C de 2006. Joinville, em 2014, e a Chapecoense, em 2020, faturaram o título da Série B. O Avaí foi o campeão da Série C de 1998. O Brusque foi o vencedor da Série D nacional em 2019. O Figueirense foi o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008.