FCF completa 92 anos celebrando auge!

A Federação Catarinense de Futebol completa 92 anos de fundação nesta 3ª feira (12) de abril, celebrando em 2016 a condição mais esplendorosa da Instituição no cenário do futebol brasileiro. A participação intensa dos clubes catarinenses nas competições nacionais e o êxito administrativo conduzem a Federação Catarinense de Futebol a melhor colocação da história no Ranking Nacional de Federações – RNF/2016, com 35.513 pontos, na 4ª posição!

Sede construída em 2007 é o principal legado das gestões do Presidente Delfim Peixoto Filho. Foto: Assessoria de Imprensa FCF.
Sede construída em 2007 é o principal legado das gestões do Presidente Delfim Peixoto Filho.
Foto: Assessoria de Imprensa FCF.

– Baixe a imagem em alta resolução
Após mais de nove décadas desde a reunião entre os cinco clubes fundadores da antiga Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avahy, que posteriormente originou a FCF, realizada nas dependências do Colégio Catarinense, em Florianópolis, a Entidade ostenta glorioso ápice!

Em 2016 o futebol catarinense segue com cinco equipes dispostas entre as quarenta melhores do País, Chapecoense e Figueirense na Série A, Criciúma, Joinville e Avaí na Série B do Campeonato Brasileiro. Juntamente com o Internacional de Lages formam sexteto catarinense protagonista do recorde de clubes na Copa do Brasil 2016! Ainda outros dois clubes do Estado disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro e há iminência de uma terceira vaga.

A evolução imponente do futebol de Santa Catarina atingiu reconhecimento incontestável gerida pelo Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, que preside a FCF desde 1985 e está no segundo ano do seu sétimo, vigente até 2019. Apenas centros consagrados por imensa tradição e protagonistas eternos do futebol brasileiro estão à frente do futebol catarinense: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Desde 1996 a Entidade está localizada em Balneário Camboriú, onde usufrui desde 2007 das excelentes instalações de sua sede própria, na Sexta Avenida, no Bairro dos Municípios, objetivo e legado da administração do Dr. Delfim Peixoto Filho, que fala com satisfação sobre o momento do futebol catarinense:
– Estou muito satisfeito pelo trabalho que desenvolvemos. Conduzo um terço da história do futebol catarinense, vivenciamos muitos momentos difíceis, quando eram raras nossas participações em competições nacionais, quando não tínhamos uma sede própria. Hoje temos nossa sede, gozamos de saúde administrativa e felizmente podemos direcionar atenção ao objetivo principal de apoiar e representar nossos filiados nas competições nacionais. Nosso desempenho honroso nos coloca como a 4ª Federação entre as 27 do País, motivo de imenso orgulho e convicção de que estamos no caminho certo!

Além do reconhecimento nacional, a Federação Catarinense de Futebol segue obstinada pelo fomento e incentivo à prática do futebol em Santa Catarina. Atualmente a Entidade organiza quinze competições em todas as categorias, sendo três profissionais e doze não profissionais. A Entidade conta com vinte e sete (27) clubes ativos filiados, além das sessenta e cinco (65) Ligas não profissionais existentes no Estado, quarenta (40) delas desenvolvendo competições federadas.

Parabéns Federação Catarinense de Futebol pelos 92 anos!