A Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou na nesta quinta-feira (15/12) o calendário geral de competições da temporada de 2023. Será o ano de maior número de disputas da história da FCF. No total, 19 competições já estão confirmadas no calendário e uma está sob avaliação, podendo chegar a 20.
A temporada 2023 será aberta com a realização da Recopa Catarinense no dia 11 de janeiro entre Brusque, atual campeão do Catarinense Fort Atacadista, e do Marcílio Dias, recentemente campeão da Copa Santa Catarina. A partida será no estádio Augusto Bauer, em Brusque.
O Catarinense Fort Atacadista, com a participação de 12 clubes, terá início no dia 14 de janeiro e a grande final ocorrerá dia 8 de abril. Também estão definidas as datas do Campeonato Catarinense da Série B, que começa dia 28 de maio e vai até 27 de agosto. O Campeonato Catarinense da Série C e a Copa Santa Catarina serão entre setembro e novembro.
“Estamos confiantes de que teremos um grande ano de 2023. Somos uma das federações que mais promovem campeonatos e várias dessas são consolidadas. Nossa intenção é sempre estar em busca do aprimoramento, tornando-as cada vez mais atrativas”, destaca o presidente da FCF, Rubens Angelotti.
“O formato do calendário de 2023 é um pouco diferente em relação ao de 2022. A Copa do Mundo do final do ano promoveu alguns ajustes. Até por conta disso acredito muito que o Catarinense Fort Atacadista será um dos melhores dos últimos anos, pois os clubes tiveram a oportunidade de antecipar as atividades de pré-temporada”, avalia o diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim.
Uma das marcas da FCF é a fomentar as categorias de base masculina dos clubes. Novamente serão realizadas 10 competições. Ocorrerão as disputas do Campeonato Catarinense Sub-20 das Séries A, B, e C, o Catarinense Sub-17 e Sub-15. Também ocorrerão a Copa Santa Catarina nas seguintes categorias: Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11.
As disputas no feminino serão ampliadas. Já estão confirmados o Catarinense Adulto e a Copa Santa Catarina nas categorias Sub-15 e Sub-17. Há a possibilidade também da realização da Copa Santa Catarina Feminina Sub-20. “Tivemos uma série de ações durante o ano com o objetivo de fomentar o futebol feminino. Queremos ampliar as possibilidades de competições e também incentivar que novos clubes participem de nossas competições”, aponta Carlos Crispim.
Outra competição que já é tradicional da FCF é o Campeonato Catarinense Não Profissional. Os participantes garantem a vaga na disputa após disputar os regionais. A competição reúne oito clubes. Em 2022 o Cometa, de Itapiranga, ficou com o título após superar o Paissandu na decisão.
Calendário FCF – 2023
Competições profissionais
Recopa (11/01)
Catarinense Fort Atacadista (14/01 a 08/04)
Campeonato Catarinense – Série B (28/05 a 27/08)
Campeonato Catarinense – Série C (Setembro a Novembro
Copa Santa Catarina (Setembro a Novembro)
Competições não profissionais
Campeonato Catarinense Série A – Sub-20 (Março a Agosto)
Campeonato Catarinense Série A – Sub-17 (Abril a Setembro)
Campeonato Catarinense Série A – Sub-15 (Abril a Setembro)
Campeonato Catarinense Série B – Sub-20 (Março a Maio)
Campeonato Catarinense Série C – Sub-20 (Junho a Agosto)
Copa Santa Catarina – Sub-20 (Setembro a Novembro)
Copa Santa Catarina – Sub-17 (Setembro a Novembro)
Copa Santa Catarina – Sub-15 (Setembro a Novembro)
Copa Santa Catarina – Sub-13 (Agosto a Outubro)
Copa Santa Catarina – Sub-11 (Agosto a Outubro)
Campeonato Catarinense – Não Profissional (Setembro a Novembro)
Campeonato Catarinense Feminino – Adulto (Abril a Junho)
Copa Santa Catarina Feminina – Sub-20 (Sob avaliação)
Copa Santa Catarina Feminina – Sub-17 (Agosto a Outubro)
Copa Santa Catarina Feminina – Sub-15 (Outubro a Novembro