A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Competições Principais, divulgou nesta 4ª feira (14) a tabela e o regulamento do Campeonato Catarinense Série A 2019. A reunião do conselho técnico que definiu pela manutenção da forma de disputa para edição de 2019 foi realizada no dia 31 de outubro.
– VEJA A TABELA DA SÉRIE A 2019
O Campeonato Catarinense Série A 2019 será disputado em duas fases. Na 1ª Fase as equipes se enfrentarão entre si no sistema de pontos corridos em turno e returno. As duas equipes que somarem mais pontos estarão classificadas e disputarão a 2ª Fase – Final. A 2ª Fase – Final será disputada no sistema de confronto eliminatório em jogo único, no qual será mandante o clube 1º colocado da 1ª Fase. Se houver empate na finalíssima, a decisão do título será nos pênaltis.
O Diretor do Departamento de Competições Principais da FCF, Fábio Marcel Nogueira, comentou a composição da tabela para 2019: — Com a mesma forma de disputa propusemos aos membros do conselho uma inversão da tabela do campeonato deste ano. Para 2019 o turno Catarinense Série A terá a mesma ordem do returno de 2018, apenas com as trocas do Metropolitano pelo Internacional e do Marcílio Dias pelo Concórdia, completou Nogueira.
O Campeonato Catarinense Série A 2019 começará no dia 16 de janeiro com duas partidas, confira os jogos da rodada de abertura que terá outros três jogos na 5ª feira (17):
Acesso e descenso
Os clubes membros do conselho técnico propuseram uma alteração no regulamento da competição relacionada ao número de equipes que ascendem e que serão rebaixadas já na edição de 2019, com uma equipe sendo rebaixada e três ascendendo à elite. A FCF encaminhou consulta ao Conselho Nacional do Esporte (CNE), presidido pelo Ministro de Estado do Esporte, para solicitar o pleito e a definição precisa acontecer até o dia 16 de novembro, data limite para homologação da competição.
Possibilidade de semifinais
O Conselho Técnico decidiu ainda que há a possibilidade de uma segunda hipótese para forma de disputa, com a inserção dos confrontos semifinais, caso a Confederação Brasileira de Futebol disponibilize uma vigésima data. Com a inserção das semifinais, os quatro primeiros colocados da 1ª Fase estarão classificados e a competição passará a ser disputada em três fases: 1ª Fase – Turno e Returno, 2ª Fase – Semifinais e 3ª Fase – Final
A equipe 1ª colocada da 1ª Fase – Turno e Returno será mandante da partida final. Em caso de realização também das semifinais, será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado.
Independentemente das hipóteses, se houver empate ao término das partidas de confronto eliminatório (semifinais e final) a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.
Histórico
O Campeonato Catarinense de Futebol é disputado desde 1924. Ao longo das 94 edições anteriores, o Figueirense FC conquistou a competição em 18 oportunidades, sendo o atual campeão e detentor da hegemonia em títulos. O Campeonato Catarinense de Futebol não foi realizado apenas no ano de 1946, ano em que a FCF esteve suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em virtude de a Seleção Catarinense não ter comparecido ao jogo com a Seleção Paranaense, em Curitiba, válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções em 1945. Já em 1933 a competição foi realizada, porém os clubes participantes entraram em desacordo e não houve um campeão homologado.