A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, representada pelo Presidente Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, recebeu a tarde desta 5ª feira(17), na sede da Entidade em Balneário Camboriú, membros das comissão de Igualdade Racial e de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil/SC. A FCF e a AOB/SC firmaram parceria para deflagração de uma campanha de combate ao racismo no Campeonato Catarinense da Série A 2016, que tem apoio também do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes.
“Nós sugerimos e a Federação concordou: vamos desenvolver uma forte campanha abordando o assunto, com foco nos atletas, dirigentes, torcedores e sociedade catarinense como um todo, inclusive com a participação do movimento negro. Serão várias ações, e em todas vamos levar a mensagem de que o racismo é incompatível com o espírito esportivo. Nos jogos do campeonato, os jogadores entrarão em campo com faixas e camisetas da campanha. Nas entradas dos estádios, os torcedores receberão material explicativo. Vamos ainda buscar apoio dos clubes e gravaremos vídeos com jogadores e ex-jogadores. Além disso, a OAB/SC vai ministrar palestras aos jogadores profissionais e atletas das bases dos clubes”, explica o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, Fábio Dias.
Já o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, destacou a nobreza do propósito. “Sabemos que o Brasil carece de propósitos desenvolvidos para o combate ao pre-conceito racial e o futebol é um dos esportes mais democráticos, onde a cor da pele não descrimina os ídolos de todos!”. Além do presidente da Comissão, a OAB/SC foi representada no encontro pelos advogados André Kinchescki e Márcio Guedes Corrêa, da mesma comissão, também participou o Procurador Jurídico da Federação, Rodrigo Capella.