FCF recebe comandos da Polícia Militar e clubes para padronizar medidas de segurança nos estádios

A Federação Catarinense de Futebol promoveu na tarde desta 4ª feira (23) um evento inédito na sua história nonagenária,   reunindo em sua sede em Balneário Camboriú, comandantes da Polícia Militar de todas as cidades onde há jogos do Campeonato Catarinense das Séries A e B,  gerentes operacionais dos vinte clubes disputantes das competições e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina. Na ocasião foram debatidas questões relacionadas à realização das partidas de futebol e à segurança dos torcedores nos estádios.

Veja e baixe mais fotos da reunião


Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o Presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, o  Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, o Secretário da Segurança Pública de SC, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Jr., o Sub-comandante da PM/SC, Coronel Cláudio Roberto Koglin, o Tentente Coronel Sandro, Presidente da Comissão de Segurança no Futebol, o Dr. Eduardo Paladino, Promotor de Justiça/MP-SC, o Presidente do TJD do Futebol Catarinense, Felipe Branco Bogdan, o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capela, o Diretor de Competições Principais, Fábio Marcel Nogueira e o Diretor de Competições Especiais, Carlos Fernando Crispim.

A reunião iniciou logo após às 14 horas e transcorreu até às 17 horas. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e enfatizando que encontro de tamanha amplitude nunca havia acontecido envolvendo todos clubes e comandos da Polícia Militar das respectivas cidades onde há jogos de futebol profissional.

Em seguida o Comandante Geral da Polícia Militar e Secretário de Segurança Pública de SC, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Jr. cumprimentou a FCF pela iniciativa de reunir os segmentos do futebol, da segurança pública e justiça e fez uma explanação sobre a participação da Polícia Militar na segurança pública do Estado, incluindo o futebol.  

O encontro definiu parâmetros de atualização do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a FCF, Clubes, Polícia Militar e Ministério Público. Os novos parâmetros serão definidos pelo Comando Geral e pelos Comandos Locais da Polícia Militar e pelos clubes.     

Posteriormente a Polícia Militar, através do Tenente Coronel Sandro, Presidente da Comissão de Segurança do Futebol,  apresentou uma prévia do sistema de cadastramento de torcedores que a Polícia Militar pretende utilizar a partir do próximo dia 30 de janeiro, data quando inicia o Cadastramento das Torcidas Organizadas. O prazo de cadastramento encerra no dia 21 de Abril, data da final do Campeonato Catarinense SICOOB Série A 2019.

Além do cadastramento de torcidas organizadas, o Tenente Coronel Sandro reiterou a importância do cumprimento fiel da Lei 17.477, que dispõe sobre a venda e o consumo de cerveja em estádios e arenas desportivas no Estado de Santa Catarina.

Bandeiras
Após a liberação da utilização de bandeiras com mastros nos estádios em agosto de 2018, a Polícia Militar determinou que os mastros das bandeiras também sejam cadastrados. Os quantitativos de mastros serão definidos pelos comandos locais da Polícia Militar.

Instrumentos musicais
Já a utilização de instrumentos musicais pelas torcidas organizadas será uma atribuição exclusiva dos clubes em suas respectivas praças.