FCF reúne Ligas Não Profissionais da região Oeste

A Federação Catarinense de Futebol reuniu as Ligas Não Profissionais da região Oeste na manhã deste sábado (19) em Chapecó. Objetivo do encontro foi reiterar o propósito e a importância das Ligas desenvolverem competições vinculadas à Entidade que organiza o futebol em Santa Catarina, chamadas federadas.

Nei Mohr, Junior Moresco, Delfim Peixoto Filho e José Carlos Goulart.
Nei Mohr, Junior Moresco, Delfim Peixoto Filho e José Carlos Goulart.

A Diretoria da FCF recebeu nove presidentes de Ligas Não Profissionais no Rancho Amigos da Rua Egito, local cedido gentilmente pela confraria de torcedores da Chapecoense. Além do Presidente Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, compuseram a mesa dos trabalhos o Vice-Presidente da FCF para região Oeste, Nei Roque Mohr, o Secretário Junior Moresco e o Assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior.

Ligas presentes na reunião:
– Liga Chapecoense de Futebol
– Liga Esportiva Fronteirista
– Liga Esportiva Xanxerense de Futebol
– Liga Coronelfreitense de Futebol
– Liga Oeste Catarinense
– Liga Esportiva Oeste Catarinense
– Liga Desportiva Concordiense
– Liga Esportiva Oestina
– Liga Maravilhense de Futebol

O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e acolhida do Rancho Amigos da Rua Egito. Em seguida iniciou seu pronunciamento sendo enfático: — Clube não-profissional que não participar de competição federada regional organizada pela respectiva Liga não poderá disputar a Etapa Estadual do Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto.
img_8208_600
Com a efetivação do calendário do futebol não profissional sincronizado para 2017, as Ligas terão mais tempo para organizar melhor suas competições. Para serem consideradas ativas no cenário do futebol não profissional, as ligas terão responsabilidade de realizar, ao menos, uma competição federada por ano.

Além de realizar a competição, precisam apresentar a ata da última eleição e os alvarás de funcionamento expedidos pela FCF. A FCF homologa competições federadas sem ônus algum para as Ligas Não Profissionais, basta a Liga encaminhar os documentos exigidos pelo Departamento de Competições.

A partir de 2017 a FCF expedirá um Diploma de Campeão aos clubes vencedores das competições federadas realizadas pelas Ligas, homologando o título da referida competição e validando a participação dos clubes na etapa estadual do Campeonato Catarinense Não Profissional. Para reorganizar o futebol não profissional da região Oeste, os Presidentes das Ligas Não Profissionais enviarão à FCF a relação dos municípios abrangidos por cada Liga para atualização das jurisdições.

Os Presidentes das Ligas também fizeram uso da palavra. A principal reivindicação era com relação ao calendário e a concorrência das competições organizadas pelas prefeituras através das fundações municipais.

Na reunião também ficaram definidas as ligas que organizarão as competições das categorias de base na região Oeste. As categorias sub-11 e sub-13 serão conduzidas pela Liga Coronelfreitense de Futebol. A categoria sub-15 será organizada pela Liga Maravilhense de Futebol e a categoria sub-17 fica sob responsabilidade da Liga Chapecoense de Futebol.

Homenagem
A Federação Catarinense de Futebol, através da Liga Esportiva do Oeste Catarinense, homenageou o Xanxerê Futebol Clube com uma placa pela conquista do Campeonato Catarinense Não profissional Adulto 2016. O Presidente da FCF entregou a placa ao Presidente do Xanxerê FCF, Claudir Scheibel , na presença ilustre do Prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini