Federação Catarinense de Futebol completa 98 anos de história

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) completa aniversário nesta terça-feira (12/04). Com uma ampla história a serviço do desenvolvimento do futebol em Santa Catarina, fundada em 1924, a FCF comemora neste 12 de abril 98 anos. Em uma série de desafios, um histórico de grandes e inesquecíveis conquistas.

Santa Catarina é o 20º maior estado brasileiro e o de 10ª maior população. No futebol, pelo Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FCF está em terceiro lugar no futebol feminino e em sexto no masculino.

Bastante ativa, a Federação Catarinense de Futebol organiza 17 competições. Duas delas já foram encerradas em 2022. O Figueirense foi o campeão da Recopa e o Brusque faturou o título do Catarinense Fort Atacadista.

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA FCF 2022

Até hoje, a Federação Catarinense de Futebol foi administrada por 17 presidentes. Luiz Alves de Souza foi o primeiro e ficou no período de 1924 a 1927. Presidente entre 1939 e 1946, Aderbal Ramos da Silva tornou-se governador de Santa Catarina e dá nome ao estádio do Avaí, em Florianópolis. Delfim Pádua Peixoto Filho, que foi vítima no trágico acidente aéreo da Chapecoense em 2016, foi quem comandou a FCF por mais tempo: 31 anos.

Rubens Renato Angelotti é o atual presidente e assumiu em 2016 na linha sucessória por ser vice-presidente. Em 2019 ele foi eleito presidente para mandato até 2023. “Cada ano tem sido uma história e um novo desafio. A pandemia trouxe uma dificuldade muito grande para todos os segmentos e com muito trabalho de parceria com clubes e ligas seguimos em frente em busca do melhor para todos. Sinto-me muito honrado em comemorar mais um ano da Federação e sempre com o desejo de trabalhar para a evolução do nosso futebol”.

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL – 98 ANOS

Atualmente a sede da FCF, que é própria, está localizada na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. A inauguração do espaço ocorreu no fim de 2008. O primeiro espaço de sede da FCF foi no Colégio Catarinense, em Florianópolis.

O futebol catarinense é recheado de conquistas. Temos o privilégio de contar no Estado títulos nacionais e internacionais. Fora do país, destaque para a conquista do Torneio da Malásia em 1982 pela seleção catarinense, que contou com atletas de clubes de Santa Catarina. O título invicto contou com vitórias contra Senegal, Gana e Coreia do Norte, na primeira fase, e a conquista veio em cima de Gana pelo placar de 3 a 0 no dia 22 de agosto de 1982. Em 2016, a Chapecoense, com uma brilhante campanha, conquistou o título da Copa Sul-Americana. A delegação da equipe de Chapecó estava a caminho da final contra o Atlético Nacional, na Colômbia, quando ocorreu um triste acidente que vitimou dirigentes, atletas, integrantes da comissão técnica, membros da imprensa e tripulantes. A Conmebol confirmou o título para a Chapecoense. Em 1995 o Figueirense ganhou o Torneio Mercosul, ao vencer o Joinville na decisão na prorrogação por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Nacionalmente, foram algumas importantes conquistas do futebol catarinense. O Criciúma foi o campeão da Copa do Brasil de 1991. O Campeonato Brasileiro da Série B foi conquistado pelo Criciúma, em 2002, Joinville, em 2014, e pela Chapecoense, em 2020. O Avaí foi o campeão da Série C de 1998 e o Criciúma a de 2006. O Brusque faturou o título da Série D nacional em 2019. O Figueirense foi o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008.

A Recopa Sul-Brasileira, que reunia os campeões das Copas Estaduais, foi disputada entre os anos de 2007 e 2010. Foram três conquistas da competição por times de Santa Catarina. O Marcílio Dias foi o vencedor de 2007, o Brusque venceu em 2008 e o Joinville faturou em 2009.

O Estado conta com oito vagas no Campeonato Brasileiro Masculino 2022. O Avaí disputa a Série A. Brusque, Chapecoense e Criciúma competem na Série B. O Figueirense é o representante na Série C. Participam da Série D Juventus, Marcílio Dias e Próspera. No Brasileiro Feminino, são os representantes de Santa Catarina o Avaí/Kindermann, na Série A1 e o Criciúma na Série A3.

Um outro ponto de destaque da Federação Catarinense de Futebol é o quadro de arbitragem. Constantemente os profissionais de arbitragem da entidade são escalados em competições nacionais e internacionais. Além disso, há um trabalho constante do Departamento de Arbitragem no intuito de melhor prepará-los e também na formação de novos. Inclusive, alguns cursos são desenvolvidos pela FCF Academy, que teve início das atividades ano passado.

Ao todo a Federação Catarinense de Futebol conta com 31 clubes filiados no masculino, cinco no feminino e 22 ligas filiadas.