As duas partidas que completaram a participação dos clubes catarinenses na rodada de ida da 2ª fase da Copa do Brasil 2013 poderiam ter resultados mais positivos para o futebol barriga-verde.
Pelo Grupo 57, o Joinville recebeu o Santos, na Arena, em Joinville. O Jec foi o único catarinense que jogou em casa nos confrontos de ida e perdeu. O único gol da partida foi marcado aos 37 do 2º tempo. Depois da falta anotada no atacante Neymar no meio campo, Marcos Assunção cobrou e o zagueiro Durval fez de cabeça, de costas, o gol do jogo.
A partida de volta será no dia 22 de maio, às 22 horas, na Vila Belmiro, em Santos. O Joinville precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar, ou por um gol de diferença mas marcando dois ou mais gols. Novo resultado de 1 a 0 em favor do Joinville levará a decisão para os pênaltis. A equipe que avançar no Grupo 57 vai enfrentar o vencedor do Grupo 58, entre Craque X Betim, o Craque venceu o jogo de ida por 3 a 2.
Presença do Presidente
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, assistiu ao jogo na Arena, em Joinville e no vestiário da arbitragem cumprimentando o quarteto de arbitragem.
Em Arapongas, no interior do Paraná, pelo Grupo 52, o Figueirense enfrentou o Arapongas no Estádio José Chiappin, e empatou sem gols. O jogo de volta do confronto será no dia 22 de maio, às 20h30min,no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Quem vencer garante classificação, novo empate sem gols levará a decisão para os pênaltis e empate com gols classificará o Arapongas. O vencedor do Grupo 52 encara o vencedor do Grupo 51, entre Botafogo e CRB, que empataram sem gols no jogo de ida.