Fluminense comemora seu 76º aniversário

O Fluminense Futebol Clube celebra nesta quinta-feira o seu aniversário de 76 anos de existência. O clube, fundado no bairro Itaum em Joinville, carrega as cores grená, verde e branco. O time tem como casa o estádio Dr. Sadalla Amin Ghanem e foi criado no dia 24 de outubro de 1948.

O ano de 2024 ficará marcado na história do clube joinvillense. Após três anos, o Fluminense conquistou o retorno para a Série B do Campeonato Catarinense. O acesso foi garantido com a classificação para a final da Série C Estadual. Na primeira fase da competição, a equipe conquistou 10 pontos, com três vitórias e um empate. Agora, o Flu de Joinville irá em busca do título do Catarinense contra o Porto.

Os fundadores do clube foram: Arno Wersdoefer, Egon Giesel, Nelson Brandão, Antonio Pereira, Osvaldo Moreira, Adalcino Pereira, Gercino Rodrigues, Gustavo Jony Batista, José Lino da Silva, Carlos Klug, Francisco Ramos e Antonio Anésio Silva. Atualmente o clube tem Anelisio Machado como presidente licenciado.

O dirigente da equipe ressalta que o foco principal do Fluminense é formar jovens jogadores. Além disso, Anelísio define que o planejamento do clube é permanecer na Série B. “Conseguimos voltar para B, que é onde a gente sempre quis estar. O objetivo número um é se manter no grupo intermediário da Série B dando oportunidade para os atletas e melhorando a qualidade do trabalho de base. Nós, como time de série B, temos condições de arriscar e dar oportunidade para que jovens se apresentem com a nossa camisa. Então, é dar oportunidade e resgatar atletas que, por alguma razão, por contusão ou por algum desencontro da vida, deixaram passar a idade dos 17, 18 anos. Esse sempre foi o DNA do Fluminense”.

Nos primeiros anos de sua história participou apenas de jogos amistosos no município. A partir de 1952, o Fluminense se filiou à Liga Joinvilense de Futebol e participou de competições promovidas pela entidade. A trajetória no profissional veio somente em 2014, quando o clube participou do Campeonato Catarinense da Série C. O acesso para a Série B ocorreu em 2016, após ter ficado com o vice. Em 2018 o Fluminense chegou na reta final da Série B, mas não conseguiu o acesso para a elite do futebol catarinense. Em 2019, o clube participou da Copa Santa Catarina e fez uma boa campanha, ficando perto de se classificar para a segunda fase.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, parabeniza a entidade e deseja sucesso.