O Fluminense Futebol Clube faz aniversário nesta sexta-feira! O tricolor comemora 77 anos de fundação. O clube, criado no bairro Itaum em Joinville, carrega as cores grená, verde e branco. O time, que tem como casa o estádio Dr. Sadalla Amin Ghanem, nasceu no dia 24 de outubro de 1948.
O Fluminense vive um bom momento em sua história. O time joinvilense conquistou o seu primeiro título profissional na última temporada. Em uma campanha invicta, o tricolor se sagrou campeão Catarinense da Série C de 2024. Na atual temporada, fez uma campanha segura no Catarinense Sicoob Série B, garantindo a permanência para 2026.
Os fundadores do clube foram: Arno Wersdoefer, Egon Giesel, Nelson Brandão, Antonio Pereira, Osvaldo Moreira, Adalcino Pereira, Gercino Rodrigues, Gustavo Jony Batista, José Lino da Silva, Carlos Klug, Francisco Ramos e Antônio Anésio Silva.
Nos primeiros anos de sua história, o Fluminense participou apenas de jogos amistosos no município. A partir de 1952, o Fluminense se filiou à Liga Joinvilense de Futebol e participou de competições promovidas pela entidade. A trajetória no profissional veio somente em 2014, quando o clube participou do Campeonato Catarinense da Série C. O acesso para a Série B ocorreu em 2016, após ter ficado com o vice. Em 2018, o Fluminense chegou na reta final da Série B, mas não conseguiu o acesso para a elite do futebol catarinense. Em 2019, o clube participou da Copa Santa Catarina e fez uma boa campanha, ficando perto de se classificar para a segunda fase.
Atualmente o clube tem Anelísio Machado como presidente. Ele ressalta o trabalho desenvolvido pela equipe. “Nosso objetivo sempre esteve na formação de atletas. O primeiro passo, em 2014 quando eu assumi o clube, foi a profissionalização e trabalhar dando oportunidade para os jovens da cidade, da região, que tivessem interesse em ser jogador de futebol profissional. Trabalho sempre levado a sério, não só na educação do futebol, mas na educação completa. Os atletas, quando passam pelo Fluminense, a gente trabalha muito para que eles entendam que eles são cidadãos do mundo, que eles precisam viver fazendo o bem”.
“Hoje a gente tem alegria de ver vários atletas se destacando e disputando competições internacionais que passaram pelo Fluminense. Isso é uma alegria e esse DNA vai permanecer com certeza por muitos anos. Devemos montar uma equipe bem jovem em 2026 pensando na manutenção na Série B. Então, o Fluminense vai continuar com o nosso projeto de base nessa mesma linha, preparando atletas para alcançarem voos mais altos. E a gente tem um lema no Fluminense: ‘Mais do que ser campeão, formar campeões”, completa Anelísio.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, parabeniza a entidade e deseja sucesso.



