O Guarani de Palhoça Futebol Ltda. faz aniversário nesta segunda-feira (15/02) e completa 93 anos de existência. A entidade foi fundada no município, em 1928, por Augusto Haeming, Ivo Zacchi, João Otávio Pamplona, Jacob Santana Silveira, José Knabben, Nilo Dias e Silvio Zacchi e o nome foi uma homenagem aos índios da região.
Depois de participar de competições amadoras, o clube do município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, se tornou profissional em 2000 para jogar a Série B do Campeonato Catarinense. O acesso veio em 2003, com o título da disputa. A equipe também venceu a Série B em 2012. No amador, o time possui sete títulos do Campeonato Palhocense.
O clube possui um selo importante, que é o Certificado de Clube Formador (CCF), em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aponta os clubes especializados na formação de jogadores.
Atualmente o Guarani é integrante da Série B do Campeonato Catarinense. Na última edição da competição estadual, a equipe ficou na oitava colocação.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, deseja os parabéns ao Guarani de Palhoça e aos seus dirigentes, funcionários, atletas e torcedores.