O Hercílio Luz Futebol Clube, de Tubarão, foi fundado no dia 22 de dezembro de 1918 e comemora nesta quarta-feira 103 anos de fundação. O nome do clube surgiu em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz.
O clube foi o primeiro time catarinense a disputar a Taça Brasil, que hoje é o Campeonato Brasileiro, em 1959, e o primeiro do Sul do Estado a conquistar o Campeonato Catarinense. O clube venceu a competição duas vezes, em 1957 e 1958.
Atualmente o clube manda os seus jogos no estádio Aníbal Costa, mas já está em andamento a construção de um novo, que ficará no bairro São Martinho. O novo estádio terá a capacidade de 7 mil pessoas, com alojamento e campos de treinamento, e uma área social aberta para a comunidade. Haverá pista de caminhada, campo para a disposição das pessoas e quiosques. A previsão é de que o estádio fique pronto em 2023.
“Para mim é motivo de orgulho de presidir o clube, que é o segundo mais antigo de Santa Catarina e que tem grande tradição. Temos dois títulos do Catarinense e revelamos muitos jogadores durante a história”, aponta o presidente do Hercílio Luz, Maurício Dobiez. “Estamos tratando o clube em um formato de gestão de empresa. Também estamos trabalhando nas categorias de base, nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Esse projeto já está gerando ativos para o clube”, complementa o presidente Maurício Dobiez.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), através do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o Hercílio Luz, juntamente aos seus dirigentes, integrantes da comissão técnica, funcionários, atletas e torcedores.