O Joinville Esporte Clube comemora 47 anos de fundação neste domingo. O JEC, como é conhecido, foi fundado no dia 29 de janeiro de 1976. Com um histórico de conquistas importantes, o clube surgiu da fusão entre o América e Caxias, ambos do mesmo município.
Além de ter feito muito sucesso em Santa Catarina, o Joinville possui duas importantes conquistas nacionais. Em 2011, o clube faturou o título da Série C do Campeonato Brasileiro e em 2014 a Série B nacional, assegurando vaga para a elite do futebol brasileiro em 2015.
Em Santa Catarina, o Joinville atingiu uma marca histórica ao sagrar-se campeão do Campeonato Catarinense da 1ª Divisão por oito anos seguidos. As conquistas foram entre os anos de 1978 e 1985.
Atualmente o JEC manda as suas partidas oficiais na Arena Joinville. Os treinamentos são realizados no Centro de Treinamentos, localizado no bairro Morro do Meio.
Darthanhan de Oliveira é atual presidente do Joinville Esporte Clube. Ele foi eleito e assumiu a função no início de novembro de 2022. Torcedor desde 1990 e sócio a partir de 1999, passou a fazer parte do Conselho Deliberativo a partir de 2012. “Estou envolvido na vida política do Joinville há mais de uma década, sendo presidente do Conselho nos últimos quatro anos”, afirmou o presidente. “Vivenciamos nos últimos anos uma queda brusca da Série A do Brasileiro até ficar sem competição nacional. Dentro disso, estamos lidando com o pior momento esportivo e econômico do JEC em sua história, inclusive enfrentando uma recuperação judicial”, esclareceu. “Nossa missão inicial é recuperar o clube esportivamente, garantindo vaga para a Série D ainda neste ano, através do Campeonato Catarinense”, destacou. “Essa dificuldade de momento do JEC me encorajou, junto com um grupo de pessoas, pois entendemos que o clube precisa mudar a sua cultura, com executivos contratados em posições estratégicas, algo que não havia”, descreveu.
“Depois de recuperar o clube esportivamente, buscaremos as receitas para conseguir cumprir com os deveres da recuperação judicial. Nosso plano é chegar aos 50 anos do Joinville com um clube recuperado, sanado, estruturado e planejado”, informou. “E quem sabe disputando novamente a Série B do Campeonato Brasileiro”, concluiu o presidente do Joinville.
O presidente Rubens Angelotti e a diretoria da FCF, parabeniza o Joinville pela data e deseja sucesso para a instituição.