Juventus/Meninas de Jaraguá fica com o título da Copa SC Sub-15 Feminina

Fotos: Fernando Ribeiro/FCF

Grandes jogos marcaram a primeira edição da Copa Santa Catarina Sub-15 Feminina 2023. O Juventus/Meninas de Jaraguá ficou com o título da competição na manhã deste domingo (12/11), no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul. O Criciúma ficou em segundo lugar com o AJAP em terceiro. A ACOFF foi o quarto colocado.

A Copa SC Sub-15 Feminina reuniu quatro clubes, que jogaram em turno único em Jaraguá do Sul. O Juventus/Meninas de Jaraguá ficou com o título ao vencer a ACOOF por 1 a 0, enquanto o AJAP acabou derrotado pelo Criciúma por 2 a 0, na terceira e última rodada da competição.

Representou a FCF na decisão o vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, e o vice-presidente e diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins. “Ficamos muito felizes com essa possibilidade de promover uma competição inédita e que com certeza irá colaborar com o desenvolvimento do futebol feminino. O presidente Rubens Angelotti tem dado todo o incentivo necessário para fomentar a modalidade e a evolução tem sido constante. Queremos incentivar que mais clubes venham participar das competições, o que iria abrir espaços para novos talentos”, destaca Carlos Crispim.

A FCF, com incentivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), arcou com os custos de arbitragem, transporte, alimentação, bolas e médicos. A hospedagem, ambulância e seguranças foram oferecidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Jaraguá do Sul.

“O futebol feminino vem em uma crescente. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, professora Natália Lúcia Petry, tem o futebol feminino, as categorias femininas como prioridade. Até porque o feminino é mais complicado a questão de patrocínio e tudo mais. E é gratificante ver o trabalho que está num caminho certo, tem tudo para acontecer, mas a gente está aí solidificando as bases para que aconteça. O nosso técnico Eduardo, comissão técnica e o mais importante, as famílias envolvidas. E a Federação Catarinense de Futebol dando um incentivo para levar para vários municípios. E nessa vez foi Jaraguá do Sul e com as graças, se sagramos campeões”, aponta o gerente de esportes de Jaraguá do Sul, José Marcos Ranucci.

O técnico do Juventus/Meninas de Jaraguá, Eduardo de Souza Rodrigues, mostrou-se satisfeito em receber a competição. “É um marco para o Estado, que é a primeira competição Sub-15 que a gente consegue fazer federado e também um marco para Jaraguá do Sul. A gente conseguiu, junto com o apoio da Federação, o apoio da Secel aqui de Jaraguá, trazer a competição. Deu tudo certo. As meninas agora chegam na escola, compartilham, vão para o Instagram, isso divulga a modalidade e é uma briga nossa para o crescimento na modalidade. Então, entendo que foi fundamental e é um passo importante pro crescimento do futebol feminino na região”, destaca Eduardo.

A técnica do Criciúma, Sabrina Cassol, a Bina, ficou feliz com a realização de uma nova disputa feminina. “A gente fica bem feliz em ter essa oportunidade para as meninas, infelizmente elas tinham só a competição que era um Moleque Bom de Bola até 14 anos, e é mais uma competição no calendário para as categorias de base. Esperamos que ano que vem se abram para mais equipes também. A intenção aqui é formar as atletas mesmo, e oportunizar que mais meninas joguem futebol”, avalia Bina.

O técnico do AJAP, Cleto Schuster, espera que ocorram mais competições de futebol feminino para estimular novas atletas. “A gente vem conversando para fazer essas categorias mais abaixo. Porque é importante para as atletas. Sempre está trabalhando nas categorias de base. É muito importante para a formação. E por ser a primeira competição, realmente foi uma surpresa muito positiva. Grandes jogos, jogos todos parelhos. O campeonato decidido no detalhe. Então isso é importante, essa competição, para crescimento das atletas. Ainda mais uma competição organizada pela Federação, tem um peso bem maior. Então eu fico muito feliz pelos jogos que teve aqui”.

Copa Santa Catarina Sub-15 Feminina
Primeira rodada – turno único
10/11
Criciúma 0 x 2 Juventus/Meninas de Jaraguá
ACOFF 1 x 3 AJAP

Segunda rodada – turno único
11/11
ACOFF 0 x 2 Criciúma
AJAP 0 x 0 Juventus/Meninas de Jaraguá

Terceira rodada – turno único
12/11
Juventus/Meninas de Jaraguá 1 x 0 ACOFF
Criciúma 2 x 0 AJAP